Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2583
Autor(es): Fiorini, Vanessa
Título: Desafios para além de uma etapa de transição: o atendimento educacional especializado aos alunos da educação especial nos anos finais do ensino fundamental
Palavras-chave: Apoios educacionais;Educação básica;Inclusão
Data do documento: 2021
Editor: Universidade La Salle
Citação: FIORINI, V. Desafios para além de uma etapa de transição: o atendimento educacional especializado aos alunos da educação especial nos anos finais do ensino fundamental. 2021. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2583. Acesso em: 02 mar. 2022.
Resumo: Esta pesquisa, vinculada ao Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade La Salle, tem por objetivo analisar a oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE) aos alunos da Educação Especial dos anos finais do Ensino Fundamental, considerando o contexto das políticas educacionais de inclusão. Inicialmente foi realizado mapeamento da produção científica relacionada à temática nas seguintes bases de dados - Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de nível Superior (CAPES)/Periódicos da CAPES, Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e Revista Educação Especial (UFSM/RS). Os norteadores teóricos para abordar o objeto de pesquisa centram-se nas políticas públicas de inclusão e da Educação Especial. O método proposto para realizar a investigação é qualitativo, descritivo, com delineamento de estudo de caso, tendo como lócus de pesquisa a rede de ensino pública em município da região metropolitana de Porto Alegre (RS). Os instrumentos de coleta de dados são entrevistas com orientadoras pedagógicas e educacionais de quatro escolas, analisadas sob a perspectiva hermenêutica. Os resultados indicam que o AEE tem a Sala de Recursos Multifuncionais como espaço identificado para sua realização, sendo atribuição de professoras especializadas. As profissionais também auxiliam os professores da sala de aula comum em seus planos de aula e adaptações curriculares, não havendo acompanhamento direto da gestão pedagógica. As orientadoras indicaram ainda a falta de articulação entre os professores especializados e os docentes em sala de aula na atenção aos alunos que realizam AEE, reconhecendo diferenças entre os docentes da área e do currículo no escopo analisado, o que tem implicações para a aprendizagem dos alunos da Educação Especial, nos anos finais do Ensino Fundamental.
Orientador(es): Ziliotto, Denise Macedo
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
vfiorini.pdf
  Restricted Access
Closed Access297,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.