Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2242
Autor(es): Dias, Sergio Luiz Silveira
Título: A missão educativa como impressão digital da Regra dos Irmãos das Escolas Cristãs
Palavras-chave: Missão Educativa;Regra dos Irmãos das Escolas Cristãs;João Batista De La Salle;. Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs
Data do documento: 2021
Editor: Universidade La Salle
Citação: DIAS, S. L. S. A missão educativa como impressão digital da Regra dos Irmãos das Escolas Cristãs. 2021. 172 f. Dissertação (mestrado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2242. Acesso em: 22 set. 2021.
Resumo: A pesquisa se caracterizou por ser estudo de cunho documental. Inseriu-se na linha de investigação: Gestão, Educação e Políticas do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle, de Canoas - RS. Abordou, como tema central, a Missão Educativa Lassalista no contexto da Regra dos Irmãos das Escolas Cristãs, edição de 2015, razão pela qual fez parte do Grupo de Pesquisa “Temáticas Lassalistas”. Partiu do seguinte problema: como a Missão Educativa foi abordada na Regra dos Irmãos das Escolas Cristãs? Adveio da relevância que o referido documento deu à educação e pelo número de vezes que esta palavra - educação - e correlatas foram citadas. Em decorrência do aludido problema, teve como objetivo geral: analisar a Regra dos Irmãos das Escolas Cristãs, buscando compreender como a Missão Educativa foi abordada nesse documento. Destacaram-se como objetivos específicos: relatar o itinerário de vida de João Batista De La Salle (traços biográficos, escritos e passos fundacionais); contextualizar a origem da Regra; descrever a estrutura organizativa dela e, notadamente, compreender como a Missão Educativa do Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs foi abordada neste documento. O corpus investigativo do estudo foi a Regra dos Irmãos das Escolas Cristãs, edição de 2015. Teve como principais autores de referência Blain (2010), Hengemüle (2007) e Maillefer (1991). Os dados, analisados com base na Técnica de Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2011), foram categorizados em quatro eixos temáticos: 1. Missão Educativa: ministério e testemunho; 2. Missão Educativa: associados para a missão; 3. Missão Educativa: contextos e destinatários, e por fim, 4. Missão Educativa: educação humana e cristã e de qualidade. Esperou-se, como resultado, partindo da análise da abordagem da Missão Educativa na Regra dos Irmãos das Escolas Cristãs, a confirmação da relevância deste documento na definição da Missão Educativa para os Lassalistas.
Orientador(es): Trezzi, Clóvis
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
slsdias.pdfOpen Access1,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.