Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11690/1997| Authors: | Fontella, Bruna Morais |
| Title: | O uso da história em quadrinho Dom Casmurro para o ensino de literatura na escola |
| Keywords: | História em quadrinho;Dom Casmurro;Ensino de literatura |
| Issue Date: | 2020 |
| Publisher: | Universidade La Salle |
| Citation: | FONTELLA, B. M. O uso da história em quadrinho Dom Casmurro para o ensino de literatura na escola. 2020. 19 f. Trabalho de Conclusão (graduação em Letras - Português) - Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1997. Acesso em: 11 ago. 2021. |
| Abstract: | Este projeto foi pensado com o objetivo de desenvolver uma forma de tornar o ensino de literatura mais atraente para os estudantes do Ensino Médio. Assim, escolhemos o romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, sob forma de História em Quadrinhos (HQ) para o ensino de literatura e para a prática de leitura e produção textual. A escolha da HQ deve-se ao fato de estar mais presente no cotidiano de vários estudantes, tornando assim a leitura mais atraente por conta do gênero e da linguagem mais acessível. Trata-se de um trabalho de caráter bibliográfico com uma proposta de projeto de ensino de literatura para o Ensino Médio. Esse projeto não só contempla a produção textual escrita, mas também a do gênero meme, para os quais espera-se alcançar uma das muitas habilidades propostas na BNCC. Além dos documentos do Ministério da Educação, servirão como suporte teórico as publicações de Todorov (2009), Rochou (2010), Maciel (2016) e Zafalon (2020). |
| metadata.dc.contributor.advisor: | Rosa, Lúcia Regina Lucas da |
| Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Graduação (Letras - Português) |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| bmfontella.pdf Until 2070-01-01 | Closed Access | 972,6 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.