Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1960
Autor(es): Schmitz, Taís
Borges, Maria de Lourdes
Título: Modernidade: a formação docente e os conflitos escolares – uma intermediação possível?
Palavras-chave: Formação docente;Educação;Conflitos;Utopias
Data do documento: 2012
Editor: Editora Unilasalle
Citação: BORGES, M. L.; SCHMITZ, T. Modernidade: a formação docente e os conflitos escolares – uma intermediação possível?. Revista de Educação, Ciência e Cultura, v. 17, n. 1. jan./jun. 2012. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/460/476. Acesso em: 06 ago. 2021.
Resumo: Este artigo traz um estudo acerca dos conflitos nos ambientes escolares, bem como a reflexão sobre algumas das dificuldades relacionadas à prática pedagógica na formação docente. Trata-se de uma temática que deve ser amplamente discutida, já que a ocorrência de conflitos não se trata de um fenômeno isolado, mas envolve todas as esferas da comunidade escolar e da sociedade. Optou-se por analisar aspectos da formação de professores-pesquisadores, considerando o envolvimento da práxis pedagógica com a heterogeneidade de culturas e de ideologias, que convivem nas salas de aula. Essa multiplicidade de valores revela-se nas relações interpessoais, expondo diferentes olhares sobre uma mesma circunstância. Nessa variedade de posicionamentos, encontra-se um dos muitos desafios do docente: conduzir seu trabalho, favorecendo a troca de ideias e o respeito à diferença. A prática do docente carece, portanto, já nas licenciaturas, da formação para a intermediação de conflitos, do debate sobre teorias, causas e efeitos, mobilizando para uma ação ética e incentivadora da cidadania. Objetiva-se uma visão da Educação Básica brasileira, seus tensionamentos no Ensino Superior, tendo como recorte temporal os primeiros anos desse século. Para tanto, utiliza-se como caminho metodológico a pesquisa documental e bibliográfica.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (PPGMSBC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tschmitz.mlborges.pdfOpen Access210,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.