Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1960
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSchmitz, Taís-
dc.contributor.authorBorges, Maria de Lourdes-
dc.date.accessioned2021-08-06T14:54:36Z-
dc.date.available2021-08-06T14:54:36Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationBORGES, M. L.; SCHMITZ, T. Modernidade: a formação docente e os conflitos escolares – uma intermediação possível?. Revista de Educação, Ciência e Cultura, v. 17, n. 1. jan./jun. 2012. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/460/476. Acesso em: 06 ago. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/1960-
dc.description.abstractEste artigo traz um estudo acerca dos conflitos nos ambientes escolares, bem como a reflexão sobre algumas das dificuldades relacionadas à prática pedagógica na formação docente. Trata-se de uma temática que deve ser amplamente discutida, já que a ocorrência de conflitos não se trata de um fenômeno isolado, mas envolve todas as esferas da comunidade escolar e da sociedade. Optou-se por analisar aspectos da formação de professores-pesquisadores, considerando o envolvimento da práxis pedagógica com a heterogeneidade de culturas e de ideologias, que convivem nas salas de aula. Essa multiplicidade de valores revela-se nas relações interpessoais, expondo diferentes olhares sobre uma mesma circunstância. Nessa variedade de posicionamentos, encontra-se um dos muitos desafios do docente: conduzir seu trabalho, favorecendo a troca de ideias e o respeito à diferença. A prática do docente carece, portanto, já nas licenciaturas, da formação para a intermediação de conflitos, do debate sobre teorias, causas e efeitos, mobilizando para uma ação ética e incentivadora da cidadania. Objetiva-se uma visão da Educação Básica brasileira, seus tensionamentos no Ensino Superior, tendo como recorte temporal os primeiros anos desse século. Para tanto, utiliza-se como caminho metodológico a pesquisa documental e bibliográfica.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEditora Unilasallept_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectConflitospt_BR
dc.subjectUtopiaspt_BR
dc.titleModernidade: a formação docente e os conflitos escolares – uma intermediação possível?pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (PPGMSBC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tschmitz.mlborges.pdfOpen Access210,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.