Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11690/1763
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barro, Dania | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-05T17:42:36Z | - |
dc.date.available | 2021-07-05T17:42:36Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | BARRO, D. Competências transversais na formação integral de egressos do curso de pedagogia em uma instituição de educação superior. 2021. 176 f. Tese (mestrado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1763. Acesso em: 05 jul. 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/1763 | - |
dc.description.abstract | A Educação Superior tem por missão preparar seus estudantes para desenvolver sua profissão como cidadãos preocupados e comprometidos com o desenvolvimento ético da sociedade na qual estão inseridos, com habilidades e competências adequadas para que possam atender às demandas em um contexto de contínuas mudanças. Para tal, melhorar o processo de ensino e o de aprendizagem é uma possibilidade de contribuir nesse engrandecimento. Esses processos ultrapassam os limites da sala de aula e dos conteúdos disciplinares, avançando para o desenvolvimento das competências transversais, de que se ocupa este estudo: fundamentado pela teoria de Barnett (1994) e Mansfield (2004) no que tange às competências, e em Dewey (1989) e Kilpatrick (2008), no que se refere à aprendizagem ativa por meio de projetos. Esta pesquisa de Tese está inserida na linha de pesquisa “Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas”, e no Projeto maior intitulado Educação Superior: acesso, percurso e resultados, aprovado pelo Comitê de Ética sob o CAAE: 12019219.4.0000.5307. Seu objetivo está centrado em analisar em que medida o Projeto de Aperfeiçoamento Teórico Prático (PATP) proporcionou o desenvolvimento de competências transversais para os egressos do curso de Pedagogia de uma Instituição de Educação Superior. O PATP consiste na integração curricular do semestre letivo, articulando teoria e prática, de modo a inserir o estudante em vivências no contexto da sua profissão desde o início da Graduação. De modo a alcançar esse objetivo, foi utilizada uma metodologia quanti-qualitativa composta por duas etapas, sendo a primeira a coleta quantitativa, por meio de questionário com perguntas fechadas aos egressos do curso de Pedagogia, e a segunda, composta por entrevistas com egressos selecionados e seus empregadores. Os resultados apontam: uma classificação das categorias/competências em dois grupos – competências transversais pessoais e competências transversais socioafetivas e ético-políticas; o grupo de egressas Com PATP possui competências transversais pessoais mais bem desenvolvidas que o grupo de egressas Sem PATP; não houve diferença para as competências transversais socioafetivas e ético-políticas entre os dois grupos de egressas; houve boa inserção das egressas no mercado de trabalho; as egressas com PATP estão melhor inseridas no mercado, na sua área de formação; não houve diferença nas competências entre as egressas formadas há mais de cinco anos em relação às formadas há menos de cinco anos; encontrou-se 12 competências transversais necessárias à profissão docente. Como conclusão, confirma-se a tese deste estudo de que o PATP proporcionou o desenvolvimento de competências transversais para os egressos do curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade La Salle | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação superior | pt_BR |
dc.subject | Egressos | pt_BR |
dc.subject | Competências transversais | pt_BR |
dc.subject | Projeto | pt_BR |
dc.title | Competências transversais na formação integral de egressos do curso de pedagogia em uma instituição de educação superior | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Felicetti, Vera Lúcia | pt_BR |
dc.degree.local | Canoas, RS | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.country | BR | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Cabrera, Alberto F. | pt_BR |
Appears in Collections: | Tese (PPGE) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
dbarro.pdf | Open Access | 2.73 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.