Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1606
Autor(es): Denicol Júnior, Sílvio
Título: (Re)construção de saberes e práticas pedagógicas a partir de uma formação docente continuada
Palavras-chave: Pesquisa-ação na formação docente;Práticas docentes;Educação Superior
Data do documento: 2020
Editor: Universidade La Salle
Citação: DENICOL JÚNIOR, Sílvio. (Re)construção de saberes e práticas pedagógicas a partir de uma formação docente continuada. 2020. 136 f. Tese (doutorado em Educação) – Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1606. Acesso em: 06 abr. 2021.
Resumo: A presente Tese está inserida na linha de pesquisa: Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle e vinculada ao Projeto de Pesquisa Educação Superior: Acesso, Percurso e Resultados. O objetivo consiste em compreender como os elementos que constituem uma formação docente continuada podem (re)construir as práticas pedagógicas desenvolvidas em um curso de Administração. Dentre as principais responsabilidades da Educação Superior, uma delas é a construção dos saberes, não somente ao que diz respeito à formação discente, mas também para a formação de seus docentes em exercício para a docência. Assim, cabe às Instituições de Educação Superior promoverem aos seus docentes em exercício a formação continuada docente, a qual deve ser um espaço favorável ao desenvolvimento profissional reflexivo e investigativo a partir da reflexão desses professores sobre sua própria prática. Neste trabalho, a metodologia compreendeu a pesquisaação colaborativa empreendendo uma formação docente continuada, constituída pelos próprios professores pesquisados. Os resultados encontrados foram observados a partir de três categorias a priori, organizadas em espirais cíclicas: o Ciclo 1 possibilitou a constituição de um grupo de professores orientados na identificação de suas necessidades de formação e na criação de um coletivo de estudos, compartilhamentos e reflexões a partir do seu contexto institucional e dos seus estudantes. O Ciclo 2 resultou na instituição de práticas pedagógicas resultantes das discussões e planejamentos cooperativos e suas respectivas avaliações pelos estudantes. Já o Ciclo 3 promoveu que o grupo desenhasse um repositório de práticas para apoiar a formação continuada com seus elementos constituintes. A pesquisa proporcionou que os docentes em formação continuada trabalhassem colaborativamente, contribuindo não apenas para com a melhoria da prática, mas, principalmente, para com o crescimento pessoal e profissional de cada docente participante. Além disso, esta tese abre as portas para a criação de um programa permanente de trabalho com professores para o aprimoramento da sua prática docente que pode ser aplicada para qualquer curso na Educação Superior.
Descrição: Esse projeto tem por objetivo geral compreender como os elementos que constituem uma formação docente continuada podem (re)construir as práticas pedagógicas desenvolvidas em um curso de Administração.
Orientador(es): Felicetti, Vera Lucia
Aparece nas coleções:Tese (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sdenicoljunior.pdfOpen Access1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.