Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1467
Autor(es): Ohlweiler, Leonel Pires
Título: A vulnerabilidade no direito administrativo: perspectivas da dimensão social no exercício do poder de polícia
Palavras-chave: Vulnerabilidade;Risco;Direito administrativo;Poder de polícia
Data do documento: 2018
Editor: Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas
Resumo: O artigo investiga o tema da vulnerabilidade como construção histórica, discutindo o estágio inicial do surgimento em diversas disciplinas, com o propósito de lidar com contextos de situações de riscos e doenças que fragilizavam o homem. Reafirma-se a necessidade de ultrapassar a concepção de vulnerabilidade como tragédia pessoal ou consequência exclusiva de acontecimentos naturais. No Direito Administrativo, a vulnerabilidade possibilita a construção de ações voltadas para garantir a autonomia dos cidadãos, havendo referências implícitas e explícitas que indicam sua institucionalização. O poder de polícia precisa ser repensado para lidar com situações de vulnerabilidade. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica, dialogando com autores de diversas áreas que examinam o tema. A conclusão foi da importância da vulnerabilidade para aprofundar a dimensão social do Direito Administrativo, utilizando o poder de polícia em áreas variadas de atuação, como construções, transportes, fiscalização de estabelecimentos e saneamento.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (PPGD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vulnerabilidade - Direito Administrativo - Poder de Polícia - Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas.pdf224,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.