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http://hdl.handle.net/11690/1386
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Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Munsberg, João Alberto Steffen | - |
dc.date.accessioned | 2020-04-23T17:35:39Z | - |
dc.date.available | 2020-04-23T17:35:39Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/1386 | - |
dc.description.abstract | Esta “viagem investigativa” tem como objetivo geral analisar as potencialidades do Ensino Médio Politécnico como proposta pedagógica inscrita na perspectiva da educação intercultural decolonizadora. A investigação ampara-se nos estudos desenvolvidos pelo coletivo de pesquisadores que integram o Grupo de Pesquisa em Educação Intercultural (GPEI), vinculado à linha de pesquisa Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle (UNILASALLE), Canoas – RS. Metodologicamente, trata-se de pesquisa de campo do tipo analítica, com abordagem qualitativa. A produção dos dados foi realizada em 2014, mediante aplicação de questionário a 658 estudantes e 30 professores coordenadores do Seminário Integrado, em 30 escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul. Na análise dos dados e discussão dos resultados utilizaram-se a técnica de análise temática de Gibbs (ATG) e a análise discursiva bakhtiniana (ADB). Como ancoragem teórica, pressupostos de Walsh (pedagogias decoloniais, com ênfase na interculturalidade), Sposito e Pais (juventudes), Bhabha e Santiago (entre-lugar), Candau (interculturalidade), entre outros autores, alicerçaram a pesquisa. O documento-base da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul (SEDUC-RS), sobre a reestruturação do ensino médio e implantação da proposta pedagógica, constituiu-se em texto propulsor para a análise discursiva. Tendo no horizonte os objetivos estabelecidos – geral e específicos –, prospectando significações e sentidos nos discursos das quatro instâncias educacionais – regulatória, discente, docente e teórica –, constatou-se que: a proposta pedagógica do Ensino Médio Politécnico tem foco no protagonismo juvenil; o protagonismo juvenil oportuniza a preparação para a intervenção na realidade; a atuação crítica na sociedade transforma a realidade; protagonismo e intervenção na realidade são pressupostos da interculturalidade; a interculturalidade constitui-se em estratégia para a decolonialidade. Logo, diante dos resultados, confirma-se a tese: A proposta pedagógica do Ensino Médio Politécnico tem potencial para ser implementada na perspectiva da educação intercultural decolonizadora. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade La Salle | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensino Médio - Politécnico | pt_BR |
dc.subject | Interculturalidade | pt_BR |
dc.subject | Juventude - Protagonismo | pt_BR |
dc.subject | Decolonialidade | pt_BR |
dc.title | Por uma proposta pedagógica na perspectiva da educação intercultural decolonizadora | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Silva, Gilberto Ferreira da | pt_BR |
dc.degree.local | Canoas, RS | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) | pt_BR |
dc.publisher.country | BR | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGE) |
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