Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/1250
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Bady, Janaina Bueno | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-01-09T13:32:11Z | - |
dc.date.available | 2020-01-09T13:32:11Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/1250 | - |
dc.description.abstract | Este estudo de cunho qualitativo caracteriza-se como pesquisa participante, elaborado como dissertação de Mestrado em Educação, linha de pesquisa Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas, na Universidade La Salle, Canoas, RS. Tem o objetivo de analisar o impacto das violências de gênero nas trajetórias de aprendizagens de alunas em situação de rua e/ou em vulnerabilidade pessoal e social, no contexto de uma escola pública municipal de Educação de Jovens e Adultos de Ensino Fundamental de Porto Alegre, sul do Brasil, escolhida por acolher muitas mulheres vítimas de violências de gênero. A fim de alcançar os objetivos propostos, a pesquisa apresenta o conceito de corpo e violência, gênero e sexualidade, identidades de gênero e de violências de gênero, conforme a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006). Para a coleta de dados utilizou-se de análise documental e da técnica de grupo focal, sendo os relatos das alunas envolvendo situações de violências de gênero avaliados por meio da análise de conteúdo de Bardin. Esse processo instrumentalizou a pesquisadora para apontar desafios e possibilidades no enfrentamento a essas violências. Constatou-se que as violências de gênero são fatores de risco para o desenvolvimento dessas mulheres, podendo causar a elas consequências emocionais, comportamentais, sociais e cognitivas. Neste sentido, a educação surge como mecanismo de resiliência, proporcionando a essas mulheres um desenvolvimento psicológico mais saudável, estimulando projetos de vida. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade La Salle | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Violência de gênero | pt_BR |
dc.subject | Vulnerabilidade social | pt_BR |
dc.subject | Corpo | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Violências de gênero nas trajetórias de aprendizagens: alunas em vulnerabilidade social e em situação de rua em uma escola de educação de jovens e adultos, Ensino fundamental, Porto Alegre, sul do Brasil | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Silva, Denise Regina Quaresma da | pt_BR |
dc.degree.local | Canoas/RS | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) | pt_BR |
dc.publisher.country | BR | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
jbbady.pdf | 1,15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.