Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/1138
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Kerbes, Aureo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-03-07T21:27:39Z | - |
dc.date.available | 2019-03-07T21:27:39Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/1138 | - |
dc.description.abstract | A escola privada enfrenta atualmente, fortes desafios a serem gerenciados para sobreviver em um ambiente cada vez mais hostil e competitivo. Ter propostas pedagógicas, baseadas em uma organização econômico-financeira, que garantam uma gestão sustentável a todos os seus projetos e propostas, é um dos grandes desafios dos gestores escolares contemporâneos. Portanto, nosso objeto de estudo recai sobre a escola privada e boas práticas de gestão, com base em indicadores que garantam boa gestão e qualidade pedagógica e administrativa. Nosso objetivo é apresentar indicadores de boas práticas de gestão para as escolas privadas brasileiras. A metodologia consiste em pesquisa básica, com abordagem qualitativa. Quanto aos procedimentos técnicos, trata-se de pesquisa bibliográfica e documental, com revisão de literatura. Os dados foram analisados considerando a Análise de Conteúdo de Bardin (1988). A pesquisa resultou nos seguintes indicadores de boas práticas de gestão escolar para as escolas privadas no Brasil: Gestão Pedagógica, com os subindicadores: gestão pedagógica: análise dos resultados educacionais; planejamento de ações pedagógicas coletivas; planejamento didático; processos de avaliação; novas tecnologias; desenho e articulação curricular; apoio acadêmico para alunos com baixos níveis de aproveitamento e autoestima acadêmica e motivação escolar. Clima Organizacional com os subindicadores: a disponibilidade e o comprometimento do pessoal da escola; ambiente de trabalho com boas relações e bom clima de convivência escolar; o reconhecimento social da escola e dos diretores com liderança; reconhecimento da comunidade escolar; planejamento institucional e coletivo; gestão participativa com processos e ações coletivas de tomada de decisão; auto-estima acadêmica e motivação escolar. Gestão Administrativa, com os subindicadores: frequência escolar: atração e retenção de alunos; gestão material da escola: estrutura e infra-estrutura da escola; administração de serviços e recursos; planificação estratégica; gestão financeira e contábil e marketing. Indicador Qualificação Profissional, com os subindicadores: gestão escolar e diretores com liderança (acadêmica) e reconhecimento da comunidade escolar; gestão participativa e / ou democrática: processos e ações coletivas de tomada de decisão; capacitação técnico-profissional e formação continuada; gestão de pessoas e processos de RH; gestão pedagógica: análise de resultados educacionais; uso efetivo do trabalho escolar e cuidado com a autoestima acadêmica; retenção escolar e reconhecimento social da escola. Conclui-se por uma gestão educacional no momento que considera a complexidade institucional; o hibridismo dos indicadores intervenientes, incluindo gestão de equipamentos; e a gestão por resultados em todos os indicadores intervenientes na governança institucional e suas evidências nos Planos Institucionais. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade La Salle | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
dc.subject | Boas práticas | pt_BR |
dc.subject | Indicadores | pt_BR |
dc.subject | Brasil | pt_BR |
dc.title | Gestão escolar: indicadores de boas de boas práticas em escolas privadas no Brasil | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Fossatti, Paulo | pt_BR |
dc.degree.local | Canoas/RS | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) | pt_BR |
dc.publisher.country | BR | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
akerbes.pdf | 2,47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.