- DSpace Unilasalle
Novos documentos depositados
Esta tese integra a Linha de Pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle, de Canoas − RS. O principal objetivo é investigar os desafios relacionados às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) ao longo dos cursos tecnológicos oferecidos na modalidade de Educação a Distância (EAD) na Área de Gestão e Negócios, sob a perspectiva da Teoria das Capacidades. A investigação buscou responder à pergunta: quais sã...
Esta tese insere-se no campo de estudos da Memória Social e propôs um estudo sobre a ancestralidade e a manifestação da memória em contos da Literatura Afro-brasileira, tendo como recorte Olhos d'água (2014), de Conceição Evaristo; Das águas (2017), de Cristiane Sobral; e Arlinda (2017), de Fátima Trinchão. O intuito foi o de investigar que traços da memória se fazem presentes e como a ancestralidade pode ser evidenciada nessas narrativas. Por meio de uma metodologia qualitativa, o estudo tem...
O bem-estar docente é uma área de extrema importância dentro do campo da educação. Refere-se ao estado geral de saúde física, mental e emocional dos professores e seu impacto no ambiente de trabalho, bem como na qualidade do ensino oferecido aos alunos. Dessa forma, a pesquisa tipo Estudo de Caso, tem como problema de investigação: Quais as contribuições dos educadores que atuam na rede municipal de ensino de Canoas, em escolas de Ensino Fundamental, para a proposição de diretrizes de po...
A presente tese analisa criticamente o impacto do sistema de justiça criminal nas práticas restaurativas realizadas no CEJUSC-JR Porto Alegre, vinculado ao Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS), no período de 2018 a 2024. Fundamentada na teoria de Pierre Bourdieu, a pesquisa investiga a relação entre Justiça Restaurativa (JR), seletividade penal e racismo, questionando se a JR, ao ser institucionalizada pelo Poder Judiciário, reproduz as lógicas punitivistas do siste...
Esta tese insere-se no campo de estudos da Memória Social e propôs um estudo sobre a ancestralidade e a manifestação da memória em contos da Literatura Afro-brasileira, tendo como recorte Olhos d'água (2014), de Conceição Evaristo; Das águas (2017), de Cristiane Sobral; e Arlinda (2017), de Fátima Trinchão. O intuito foi o de investigar que traços da memória se fazem presentes e como a ancestralidade pode ser evidenciada nessas narrativas. Por meio de uma metodologia qualitativa, o estud...
A presente dissertação é apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Direito pelo Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade La Salle. O estudo tem como objeto a análise da seletividade de ingresso em condomínios a partir da perspectiva da Sociologia dos Muros. A pesquisa investiga como o medo da violência e a busca por segurança influenciam a configuração do espaço urbano, resultando na segregação socioeconômica e na restrição do acesso a determina...
Esta dissertação se insere na linha de pesquisa Gestão, Educação e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle. O estudo investiga a implementação da Lei nº 14.254/21 na rede pública municipal de ensino de Sapucaia do Sul/RS, que trata do acompanhamento integral de estudantes com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e outros transtornos de aprendizagem. O objetivo principal é refletir sobre os desafios e possibilidades da apli...
A presente tese, vinculada à Linha de Pesquisa Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle (Canoas/RS), tem como tema o Desenvolvimento de Competências, Desafios e Oportunidades na Percepção dos Estudantes e Egressos do Curso de Ciências Contábeis pelo NAF - Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal. Tem como objetivo principal compreender como os estudantes e egressos do Curso de Ciências Contábeis da Universidade La ...
O problema de pesquisa que dá origem à pesquisa é: Como está a aprendizagem dos estudantes dos terceiros e nonos anos do Ensino Fundamental das escolas assistenciais da Rede La Salle e como superar as possíveis dificuldades? Desse questionamento emerge como objetivo geral: analisar a situação da aprendizagem dos estudantes dos terceiros e nonos anos do Ensino Fundamental das escolas assistenciais da Rede La Salle no contexto pós-pandemia, a partir da avaliação realizada pela Rede em 202...
Este artigo tem como objetivo descrever, com base na literatura científica, o impacto da ausência familiar no cuidado ao idoso institucionalizado. O delineamento metodológico de revisão de literatura, com enfoque qualitativo, utilizando as bases de dados Google Scholar e repositórios universitários e institucionais onde foram selecionados artigos científicos, livros e teses que abordam a temática da ausência familiar e seu impacto no cuidado de idosos em instituições. Após selecionadas a...
Comunidades do repositório
Clique em uma comunidade para ver suas coleções