Skip navigation
DSpace logo
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Todos os autores
    • Título
    • Assunto
  • Estatísticas
  • Idioma
    • português
    • English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil
Repositório Institucional do Centro Universitário La Salle - Unilasalle
  1. DSpace Unilasalle

Novos documentos depositados RSS Feed RSS Feed RSS Feed

O direito à alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental: reflexões sobre as (des)continuidades entre as políticas públicas Visualizar

Com a promulgação da Constituição Federal da República Brasileira, a qual institui o Estado Democrático de Direito, é possível constatar a proposição de dispositivos legais e políticas públicas direcionadas ao direito à alfabetização, sendo tal direito considerado essencial no contexto da efetividade do direito à educação. Dessa forma, a pesquisa documental tem como objetivo refletir sobre as (des)continuidades das políticas públicas educacionais que versam sobre o direito à alfabetizaç...

Cultura digital na BNCC: desafios e oportunidades de tecnologias da educação em história do 9º ano, da educação básica no Amazonas Visualizar

O presente tema “Cultura Digital na BNCC: Desafios e oportunidades de Tecnologias da Educação em História do 9o. ano da Educação Básica no Amazonas”, busca conhecer quais os Desafios e Oportunidades das Tecnologias da Educação em História do nono ano da Educação Básica, no Amazonas. O objetivo geral é analisar a Cultura Digital na BNCC identificando os desafios e oportunidades de Tecnologias da Educação para o ensino de História no 9o. ano da Educação Básica, no Amazonas. Para alcançar ...

Avaliação da toxicidade do flúor em amostras de água para consumo humano Visualizar

As águas subterrâneas são amplamente utilizadas para abastecimento humano, mas sua qualidade é influenciada por atividades locais, características geológicas e minerais. Cidades como Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires, no Rio Grande do Sul, enfrentam contaminação por flúor, que, em concentrações elevadas, causa fluorose dentária, deformidades esqueléticas e outros problemas de saúde. Essas regiões, destacadas pela produção de tabaco, utilizam poços artesianos, sendo vulneráveis à contamina...

Contributos das avaliações realizadas pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) para a revisão das estratégias de gestão relativas à fidelização dos estudantes do curso de pedagogia na modalidade a distância Visualizar

A evasão nos cursos de graduação refere-se à saída de estudantes que iniciam, mas não concluem seus estudos. Trata-se de um fenômeno complexo, decorrente da não concretização de expectativas e influenciado por múltiplos fatores socioeconômicos, políticos, culturais e educacionais, que impactam tanto os alunos quanto às instituições de ensino superior. O Censo da Educação Superior de 2023 apontou um crescimento de 167,5% nas vagas de cursos de graduação a distância, entre 2018 e 2023. At...

Desafios da gestão escolar no contexto pandêmico da COVID-19: análise da produção acadêmico-científica Visualizar

Este estudo tem por objetivo analisar os desafios de gestão escolar, no contexto da pandemia COVID 19 entre os anos 2021 a 2023, tendo por objeto de análise a produção acadêmica-científica composto por 9 trabalhos (7 dissertações e 2 teses), disponível no repositório Catálogo de Dissertações e Tese da Capes e da Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações da BDTD. A pesquisa bibliográfica está alicerçada nos pressupostos da revisão integrativa de literatura e os entendimentos sobre ge...

Tessitura do conhecimento em ciências humanas a partir do pensamento de jogos Visualizar

Nos últimos anos percebemos a crescente hibridização da sociedade, onde diferentes espaços, tecnologias, modalidades e linguagens coexistem, trazendo novos significados às práticas que realizamos em nosso cotidiano. A educação, nesse contexto, se reconfigura constantemente a partir de transformações que se refletem na organização dos conhecimentos e, como consequência, nas formações docentes. Nesta tese, partimos da abordagem de aprendizagem baseada no pensamento de jogos, como inspiraç...

Gestão escolar com foco em resultados: fundamentos, contribuições e desafios para a efetividade do direito à educação de qualidade Visualizar

A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 positiva o direito à educação juntamente com um conjunto de demais direitos essenciais à dignidade humana. A partir dos anos noventa, com o intuito de monitorar e aferir a qualidade educacional, ações tais como a instituição de sistemas de avaliação externa e indicadores de qualidade foram implantados em vários países, entre eles o Brasil. O desempenho das redes públicas de ensino nestes indicadores de qualidade implica no destino ...

Diretrizes para a implementação da política educacional dos centros de atendimento para pessoas com TEA, a partir da experiência do TEAcolhe, de Novo Hamburgo-RS Visualizar

Esta pesquisa insere-se na Linha de Gestão Educacional e Políticas Públicas do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle. A temática da inclusão insere-se nos campos de estudo do Grupo de Pesquisa Gestão Educacional nos Diferentes Contextos, da Universidade La Salle. O objetivo geral do presente estudo consiste em analisar o programa TEAcolhe, do governo do estado do Rio grande do Sul, a partir das atividades desenvolvidas na unidade de novo hamburgo-RS, á luz do parecer ...

O uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) no contexto do ensino médio: possíveis contribuições a partir da abordagem das humanidades digitais Visualizar

A presente pesquisa busca investigar nas produções literárias relacionadas à incorporação da discussão sobre as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) nas práticas educativas do Ensino Médio brasileiro, possíveis contribuições a partir da abordagem das Humanidades Digitais. Para tanto, serão analisados os principais periódicos Brasileiros, cujo Qualis/Capes é classificado entre A1 e A4, publicados no período de janeiro de 2018 até junho de 2024. Metodologicamente, será ...

A ascensão profissional da mulher na advocacia brasileira: barreiras, desafios e complexidade Visualizar

Esta dissertação analisa os mecanismos que dificultam a ascensão profissional das mulheres na advocacia brasileira, focando nas barreiras estruturais, culturais e simbólicas que perpetuam as desigualdades de gênero dentro dessa profissão. A pesquisa explora a inclusão feminina na advocacia ao longo da história, destacando as transformações sociais, políticas e legislativas que impulsionaram a maior presença feminina no setor jurídico, mas que ainda não garantiram igualdade nas oportunida...

Comunidades do repositório

Clique em uma comunidade para ver suas coleções

Logo

DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS

Logo

GRADUAÇÃO

Logo

PÓS-GRADUAÇÃO

Busca facetada

Autor
  • 172 Jung, Hildegard Susana
  • 153 Bem, Judite Sanson de
  • 136 Conte, Elaine
  • 86 Waismann, Moisés
  • 84 Universidade La Salle. Observatór...
  • 80 Fossatti, Paulo
  • 76 Habowski, Adilson Cristiano
  • 74 Silva, Gilberto Ferreira da
  • 67 Borges, Maria de Lourdes
  • 59 Caumo, Wolnei
  • . próximo >
Assunto
  • 10 Covid-19
  • 10 Educação a distância
  • 10 Educação Física
  • 10 Eventos
  • 10 Fibromyalgia
  • 10 Globalização
  • 10 Interculturalidade
  • 10 Juventudes
  • 10 Legislação
  • 10 Literatura
  • . < anterior próximo >
Data de Publicação
  • 1914 2020 - 2025
  • 1272 2010 - 2019
  • 15 2000 - 2009
Has File(s)
  • 3199 true
  • 2 false
Tema criado por Logo CINECA

DSpace Software Copyright © 2002-2010 Duraspace - Contato com a administração

Biblioteca Universidade La Salle

Av. Vítor Barreto, 2288 – Centro | Canoas – RS | CEP - 92010-000

Telefone: (51) 3476-8500

www.unilasalle.edu.br