- DSpace Unilasalle
Novos documentos depositados
Com a promulgação da Constituição Federal da República Brasileira, a qual institui o Estado Democrático de Direito, é possível constatar a proposição de dispositivos legais e políticas públicas direcionadas ao direito à alfabetização, sendo tal direito considerado essencial no contexto da efetividade do direito à educação. Dessa forma, a pesquisa documental tem como objetivo refletir sobre as (des)continuidades das políticas públicas educacionais que versam sobre o direito à alfabetizaç...
O presente tema “Cultura Digital na BNCC: Desafios e oportunidades de Tecnologias da Educação em História do 9o. ano da Educação Básica no Amazonas”, busca conhecer quais os Desafios e Oportunidades das Tecnologias da Educação em História do nono ano da Educação Básica, no Amazonas. O objetivo geral é analisar a Cultura Digital na BNCC identificando os desafios e oportunidades de Tecnologias da Educação para o ensino de História no 9o. ano da Educação Básica, no Amazonas. Para alcançar ...
As águas subterrâneas são amplamente utilizadas para abastecimento humano, mas sua qualidade é influenciada por atividades locais, características geológicas e minerais. Cidades como Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires, no Rio Grande do Sul, enfrentam contaminação por flúor, que, em concentrações elevadas, causa fluorose dentária, deformidades esqueléticas e outros problemas de saúde. Essas regiões, destacadas pela produção de tabaco, utilizam poços artesianos, sendo vulneráveis à contamina...
A evasão nos cursos de graduação refere-se à saída de estudantes que iniciam, mas não concluem seus estudos. Trata-se de um fenômeno complexo, decorrente da não concretização de expectativas e influenciado por múltiplos fatores socioeconômicos, políticos, culturais e educacionais, que impactam tanto os alunos quanto às instituições de ensino superior. O Censo da Educação Superior de 2023 apontou um crescimento de 167,5% nas vagas de cursos de graduação a distância, entre 2018 e 2023. At...
Este estudo tem por objetivo analisar os desafios de gestão escolar, no contexto da pandemia COVID 19 entre os anos 2021 a 2023, tendo por objeto de análise a produção acadêmica-científica composto por 9 trabalhos (7 dissertações e 2 teses), disponível no repositório Catálogo de Dissertações e Tese da Capes e da Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações da BDTD. A pesquisa bibliográfica está alicerçada nos pressupostos da revisão integrativa de literatura e os entendimentos sobre ge...
Nos últimos anos percebemos a crescente hibridização da sociedade, onde diferentes espaços, tecnologias, modalidades e linguagens coexistem, trazendo novos significados às práticas que realizamos em nosso cotidiano. A educação, nesse contexto, se reconfigura constantemente a partir de transformações que se refletem na organização dos conhecimentos e, como consequência, nas formações docentes. Nesta tese, partimos da abordagem de aprendizagem baseada no pensamento de jogos, como inspiraç...
A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 positiva o direito à educação juntamente com um conjunto de demais direitos essenciais à dignidade humana. A partir dos anos noventa, com o intuito de monitorar e aferir a qualidade educacional, ações tais como a instituição de sistemas de avaliação externa e indicadores de qualidade foram implantados em vários países, entre eles o Brasil. O desempenho das redes públicas de ensino nestes indicadores de qualidade implica no destino ...
Esta pesquisa insere-se na Linha de Gestão Educacional e Políticas Públicas do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle. A temática da inclusão insere-se nos campos de estudo do Grupo de Pesquisa Gestão Educacional nos Diferentes Contextos, da Universidade La Salle. O objetivo geral do presente estudo consiste em analisar o programa TEAcolhe, do governo do estado do Rio grande do Sul, a partir das atividades desenvolvidas na unidade de novo hamburgo-RS, á luz do parecer ...
A presente pesquisa busca investigar nas produções literárias relacionadas à incorporação da discussão sobre as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) nas práticas educativas do Ensino Médio brasileiro, possíveis contribuições a partir da abordagem das Humanidades Digitais. Para tanto, serão analisados os principais periódicos Brasileiros, cujo Qualis/Capes é classificado entre A1 e A4, publicados no período de janeiro de 2018 até junho de 2024. Metodologicamente, será ...
Esta dissertação analisa os mecanismos que dificultam a ascensão profissional das mulheres na advocacia brasileira, focando nas barreiras estruturais, culturais e simbólicas que perpetuam as desigualdades de gênero dentro dessa profissão. A pesquisa explora a inclusão feminina na advocacia ao longo da história, destacando as transformações sociais, políticas e legislativas que impulsionaram a maior presença feminina no setor jurídico, mas que ainda não garantiram igualdade nas oportunida...
Comunidades do repositório
Clique em uma comunidade para ver suas coleções