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http://hdl.handle.net/11690/3791
Autor(es): | Monteiro, Bernard Martins |
Título: | Relações entre a Educação para a Cidadania Global (ECG) e a efetividade do direito à educação: a perspectiva da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) |
Palavras-chave: | Educação para a Cidadania Global;Direito à educação;UNESCO |
Data do documento: | 2023 |
Citação: | MONTEIRO, B. M. Relações entre a Educação para a Cidadania Global (ECG) e a efetividade do direito à educação: a perspectiva da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). 2023. 64 f. Dissertação (mestrado em Educação) – Universidade La Salle, Canoas, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3791. Acesso em: 13 dez. 2023. |
Resumo: | A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) é uma instituição internacional profundamente enraizada no cenário educacional mundial. Os dispositivos por ela organizados são fontes embasadoras de políticas públicas educacionais no âmbito mundial, bem como de estudos direcionados à sua análise, interpretação, desdobramentos e aplicações. A Educação para a Cidadania Global (ECG) é uma proposta educacional tida como prioridade pela UNESCO. Nesse sentido, a pesquisa teórica com foco em fontes documentais e bibliográficas primárias, tem como problema de investigação: Quais são as relações existentes entre a Educação para a Cidadania Global (ECG) e a efetividade do direito à educação abordadas nos dispositivos difundidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), a partir da década de noventa? O corpus investigativo está composto pelos seguintes dispositivos difundidos pela UNESCO: Educação para a cidadania global: preparando alunos para os desafios do século XXI, Educação 2030 Declaração de Incheon: rumo a uma educação de qualidade inclusiva e equitativa e à educação ao longo da vida para todos e Repensar a Educação: rumo a um bem comum mundial? Os dados são analisados com base na Técnica de Análise de Conteúdo, proposta por Bardin. Para a articulação teórica-analítica buscamos subsídios nas publicações da UNESCO, estabelecendo diálogo com autores que aprofundam as temáticas contempladas em cada um dos eixos temáticos. O estudo se insere na linha de pesquisa Gestão, Educação e Políticas Públicas, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle e conta com o financiamento da Prefeitura Municipal de Sapucaia do Sul (RS/Brasil). Concluímos que o direito à educação é amplamente reconhecido e referido em dispositivos internacionais e nacionais, os quais reconhecem que todos, sem exceção têm direito de acesso, permanência e qualidade da educação; a ECG é entendida como uma estratégia de ação frente às emergências globais, constrói-se e promove a reflexão crítica e que suas abordagens pedagógicas vinculam-se à participação, à democracia, ao protagonismo estudantil, preocupando-se com a solução de problemas locais e globais; a relação entre ECG e a efetividade do direito à educação reside no resultado esperado na formação cidadã dos estudantes e na própria lógica da ECG ao conferir qualificação à educação, um dos pilares do direito à educação. |
Orientador(es): | Sarmento, Dirléia Fanfa |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGE) |
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