Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3791
Autor(es): Monteiro, Bernard Martins
Título: Relações entre a Educação para a Cidadania Global (ECG) e a efetividade do direito à educação: a perspectiva da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO)
Palavras-chave: Educação para a Cidadania Global;Direito à educação;UNESCO
Data do documento: 2023
Citação: MONTEIRO, B. M. Relações entre a Educação para a Cidadania Global (ECG) e a efetividade do direito à educação: a perspectiva da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). 2023. 64 f. Dissertação (mestrado em Educação) – Universidade La Salle, Canoas, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3791. Acesso em: 13 dez. 2023.
Resumo: A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) é uma instituição internacional profundamente enraizada no cenário educacional mundial. Os dispositivos por ela organizados são fontes embasadoras de políticas públicas educacionais no âmbito mundial, bem como de estudos direcionados à sua análise, interpretação, desdobramentos e aplicações. A Educação para a Cidadania Global (ECG) é uma proposta educacional tida como prioridade pela UNESCO. Nesse sentido, a pesquisa teórica com foco em fontes documentais e bibliográficas primárias, tem como problema de investigação: Quais são as relações existentes entre a Educação para a Cidadania Global (ECG) e a efetividade do direito à educação abordadas nos dispositivos difundidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), a partir da década de noventa? O corpus investigativo está composto pelos seguintes dispositivos difundidos pela UNESCO: Educação para a cidadania global: preparando alunos para os desafios do século XXI, Educação 2030 Declaração de Incheon: rumo a uma educação de qualidade inclusiva e equitativa e à educação ao longo da vida para todos e Repensar a Educação: rumo a um bem comum mundial? Os dados são analisados com base na Técnica de Análise de Conteúdo, proposta por Bardin. Para a articulação teórica-analítica buscamos subsídios nas publicações da UNESCO, estabelecendo diálogo com autores que aprofundam as temáticas contempladas em cada um dos eixos temáticos. O estudo se insere na linha de pesquisa Gestão, Educação e Políticas Públicas, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle e conta com o financiamento da Prefeitura Municipal de Sapucaia do Sul (RS/Brasil). Concluímos que o direito à educação é amplamente reconhecido e referido em dispositivos internacionais e nacionais, os quais reconhecem que todos, sem exceção têm direito de acesso, permanência e qualidade da educação; a ECG é entendida como uma estratégia de ação frente às emergências globais, constrói-se e promove a reflexão crítica e que suas abordagens pedagógicas vinculam-se à participação, à democracia, ao protagonismo estudantil, preocupando-se com a solução de problemas locais e globais; a relação entre ECG e a efetividade do direito à educação reside no resultado esperado na formação cidadã dos estudantes e na própria lógica da ECG ao conferir qualificação à educação, um dos pilares do direito à educação.
Orientador(es): Sarmento, Dirléia Fanfa
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Versão final ajustada.pdfOpen Access1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.