Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/3688
Authors: Conte, Elaine
Devechi, Catia Piccolo Viero
Moraes, Aline Maria de Oliveira Weber
Silveira, Carla Dias da
Title: Metamorfoses formativas em contextos de pandemia
Keywords: Educação;tecnologias digitais;controle ideológico;professor
Issue Date: 2023
Publisher: Programa de Pós-Graduação em Educação UPF
Citation: CONTE, E.; DEVECHI, C. P. V. ; MORAES, A.M.O.W ; SILVEIRA, C. D. Metamorfoses formativas em contextos de pandemia. Revista espaço pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14681-20, 2023. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/14681. Acesso em: 16 nov. 2023.
Abstract: O artigo, de natureza hermenêutica, contextualiza e discute a relação entre educação, controle e tecnologias digitais, a partir das experiências projetadas durante a pandemia. Problematiza os possíveis desdobramentos da ação pedagógica frente às novas funcionalidades da máquina, do controle do trabalho pedagógico que foi normalizado com o ensino remoto emergencial. O debate de experiência hermenêutica aponta para (1) o legado da pandemia e a consequente ausência do lugar da autoridade pedagógica decorrente da violência sistêmica e operacional implementada; (2) a perda do poder pedagógico como sintoma da incapacidade de coordenar práticas dialógicas com o outro no sistema operacional digital; e (3) as dificuldades do professor em tornar o seu saber válido e gerar (auto)confiança no contexto caótico, de crise contemporânea gerada no ressurgimento da barbárie, de urgências e violências externas. Tais metamorfoses são de extrema relevância para dar visibilidade às reconfigurações do campo para avaliar criticamente as prioridades e expectativas formativas.
Appears in Collections:Artigo de Periódico (PPGE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
econte.pdfOpen Access278,2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.