Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3688
Autor(es): Conte, Elaine
Devechi, Catia Piccolo Viero
Moraes, Aline Maria de Oliveira Weber
Silveira, Carla Dias da
Título: Metamorfoses formativas em contextos de pandemia
Palavras-chave: Educação;tecnologias digitais;controle ideológico;professor
Data do documento: 2023
Editor: Programa de Pós-Graduação em Educação UPF
Citação: CONTE, E.; DEVECHI, C. P. V. ; MORAES, A.M.O.W ; SILVEIRA, C. D. Metamorfoses formativas em contextos de pandemia. Revista espaço pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14681-20, 2023. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/14681. Acesso em: 16 nov. 2023.
Resumo: O artigo, de natureza hermenêutica, contextualiza e discute a relação entre educação, controle e tecnologias digitais, a partir das experiências projetadas durante a pandemia. Problematiza os possíveis desdobramentos da ação pedagógica frente às novas funcionalidades da máquina, do controle do trabalho pedagógico que foi normalizado com o ensino remoto emergencial. O debate de experiência hermenêutica aponta para (1) o legado da pandemia e a consequente ausência do lugar da autoridade pedagógica decorrente da violência sistêmica e operacional implementada; (2) a perda do poder pedagógico como sintoma da incapacidade de coordenar práticas dialógicas com o outro no sistema operacional digital; e (3) as dificuldades do professor em tornar o seu saber válido e gerar (auto)confiança no contexto caótico, de crise contemporânea gerada no ressurgimento da barbárie, de urgências e violências externas. Tais metamorfoses são de extrema relevância para dar visibilidade às reconfigurações do campo para avaliar criticamente as prioridades e expectativas formativas.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
econte.pdfOpen Access278,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.