Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3682
Autor(es): Conte, Elaine
Costa, Fernanda Roth da
Avelino Filha, Bernadeth Vital
Título: Ciberespaço e escola: dialogando com conhecimentos plurais
Palavras-chave: Educação;Escola;Ciberespaço
Data do documento: 2023
Editor: Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Citação: CONTE, E.; COSTA, F. R.; AVELINO FILHA, B. V. Ciberespaço e escola: dialogando com conhecimentos plurais. Revista Teias, [S. l.], v. 24, n. 72, p. 343–356, 2023. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/67489. Acesso em: 16 nov. 2023.
Resumo: O trabalho apresenta reflexões na defesa de uma escola cada vez mais educadora e conectada com as urgências dos processos de elaboração do ciberespaço. É nesse sentido que a investigação se apoia em diligências voltadas a uma escola democratizada em tempos de cibercultura, que atenue os mecanismos da (info)exclusão. No âmbito das problematizações, justificamos nossas análises hermenêuticas em expoentes da área, permitindo a análise das percepções vigentes e dos significados dessas tradições, contradições e influências da educação como um fenômeno social, de bases comunicativas das práticas escolares, que avançam em processos formativos. Percebemos que uma escola configurada a partir de uma maior proximidade com as demandas do ciberespaço necessita, também, um entendimento ampliado e contextualizado da realidade, a fim de projetar uma potencialização ciberespacial num esforço mediatizado por processos educacionais. A escola pode ampliar seus lugares no mundo, no sentido de compreender-se como a forma mais plena de relacionamento com o mundo objetivo, subjetivo e social, como um ato permanente de conhecimento, uma ação política e estético-expressiva com os artefatos tecnológicos, que ampliam o campo de possibilidades da educação e a dialeticidade do ato criativo.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
econte.pdfOpen Access303,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.