Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/3682
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Conte, Elaine | - |
dc.contributor.author | Costa, Fernanda Roth da | - |
dc.contributor.author | Avelino Filha, Bernadeth Vital | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-16T19:23:00Z | - |
dc.date.available | 2023-11-16T19:23:00Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | CONTE, E.; COSTA, F. R.; AVELINO FILHA, B. V. Ciberespaço e escola: dialogando com conhecimentos plurais. Revista Teias, [S. l.], v. 24, n. 72, p. 343–356, 2023. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/67489. Acesso em: 16 nov. 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/3682 | - |
dc.description.abstract | O trabalho apresenta reflexões na defesa de uma escola cada vez mais educadora e conectada com as urgências dos processos de elaboração do ciberespaço. É nesse sentido que a investigação se apoia em diligências voltadas a uma escola democratizada em tempos de cibercultura, que atenue os mecanismos da (info)exclusão. No âmbito das problematizações, justificamos nossas análises hermenêuticas em expoentes da área, permitindo a análise das percepções vigentes e dos significados dessas tradições, contradições e influências da educação como um fenômeno social, de bases comunicativas das práticas escolares, que avançam em processos formativos. Percebemos que uma escola configurada a partir de uma maior proximidade com as demandas do ciberespaço necessita, também, um entendimento ampliado e contextualizado da realidade, a fim de projetar uma potencialização ciberespacial num esforço mediatizado por processos educacionais. A escola pode ampliar seus lugares no mundo, no sentido de compreender-se como a forma mais plena de relacionamento com o mundo objetivo, subjetivo e social, como um ato permanente de conhecimento, uma ação política e estético-expressiva com os artefatos tecnológicos, que ampliam o campo de possibilidades da educação e a dialeticidade do ato criativo. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en_US |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Ciberespaço | pt_BR |
dc.title | Ciberespaço e escola: dialogando com conhecimentos plurais | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (PPGE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
econte.pdf | Open Access | 303,67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.