Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/3122
Autor(es): | Backes, Luciana Tortelli, Fabrícia Py Borges, Karen Selbach |
Título: | Pensamento computacional desplugado: análise da experiência com o projeto Pi. |
Palavras-chave: | Pensamento computacional desplugado;Aprendizagem criativa;Material concreto |
Data do documento: | 2020 |
Editor: | Universidade Estadual de Campinas |
Citação: | BORGES, K. S.; NORONHA, F. P. T.; BACKES, L. Pensamento computacional desplugado: análise da experiência com o projeto Pi. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 7, n.º 1, p. 141-155, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14705/9694. Acesso em: 02 jun. 2022. |
Resumo: | Este artigo analisa uma experiência de aprendizagem criativa no desenvolvimento do pensamento computacional desplugado (PCD) com o Projeto Pipe à luz da Epistemologia Genética de Jean Piaget. Inspirado em blocos de montar, o Pipe tem como objetivo desenvolver as habilidades cognitivas dos estudantes, potencializando o pensamento crítico na resolução de problemas. Os dados foram obtidos por meio de diálogos estabelecidos nas relações de aprendizagens, de algoritmos criados a partir da atividade proposta e de registros fotográficos. Evidenciamos a eficácia do uso do material concreto no processo de aprendizagem, a importância do lúdico como um elemento mediador entre o prazer e a aprendizagem e o desenvolvimento das habilidades do pensamento computacional em situações de resolução de problemas, gerando novos sentidos para o conhecimento. |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (PPGE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
lbackes.pdf | Open Access | 831,59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.