Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11690/2302
Authors: | Nogaro, Arnaldo Jung, Hildegard Susana |
Title: | Há lugar para a teoria de Paulo Freire na pedagogia universitária contemporânea? |
Keywords: | Pedagogia universitária;Teoria de Freire;Ensino-aprendizagem |
Issue Date: | 2021 |
Publisher: | Revista Docência do Ensino Superior |
Citation: | NOGARO, Arnaldo; JUNG, Hildegard Susana. Há lugar para a teoria de Paulo Freire na pedagogia universitária contemporânea? Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 11, p. 1-17, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/34884/28846. Acesso em: 16 nov. 2021. |
Abstract: | Este artigo resulta de pesquisa teórica, de natureza qualitativa, com o objetivo de responder ao questionamento: há lugar para a teoria de Freire na pedagogia universitária contemporânea? No ano de 2021 comemora-se o centenário de nascimento do patrono da educação brasileira. Com base nas suas obras e em outras que tratam da pedagogia universitária, argumenta-se na direção de construir pontes entre elas. Traz-se à discussão alguns conceitos que se encontram diluídos na teoria de Freire, além de construir argumentos para demonstrar que ainda há muito por aprender e por compreender a seu respeito. A opção pelos conceitos apresentados não foi aleatória: fez-se com base na experiência acadêmica dos autores e no conhecimento que possuem da obra do pensador, acreditando que eles representam aspectos importantes de um perfil docente esperado para atuar na docência universitária. |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico (PPGD) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Há lugar para a teoria de Paulo Freire na pedagogia universitária contemporânea.pdf | 376,41 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.