Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/2302
Authors: Nogaro, Arnaldo
Jung, Hildegard Susana
Title: Há lugar para a teoria de Paulo Freire na pedagogia universitária contemporânea?
Keywords: Pedagogia universitária;Teoria de Freire;Ensino-aprendizagem
Issue Date: 2021
Publisher: Revista Docência do Ensino Superior
Citation: NOGARO, Arnaldo; JUNG, Hildegard Susana. Há lugar para a teoria de Paulo Freire na pedagogia universitária contemporânea? Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 11, p. 1-17, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/34884/28846. Acesso em: 16 nov. 2021.
Abstract: Este artigo resulta de pesquisa teórica, de natureza qualitativa, com o objetivo de responder ao questionamento: há lugar para a teoria de Freire na pedagogia universitária contemporânea? No ano de 2021 comemora-se o centenário de nascimento do patrono da educação brasileira. Com base nas suas obras e em outras que tratam da pedagogia universitária, argumenta-se na direção de construir pontes entre elas. Traz-se à discussão alguns conceitos que se encontram diluídos na teoria de Freire, além de construir argumentos para demonstrar que ainda há muito por aprender e por compreender a seu respeito. A opção pelos conceitos apresentados não foi aleatória: fez-se com base na experiência acadêmica dos autores e no conhecimento que possuem da obra do pensador, acreditando que eles representam aspectos importantes de um perfil docente esperado para atuar na docência universitária.
Appears in Collections:Artigo de Periódico (PPGD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Há lugar para a teoria de Paulo Freire na pedagogia universitária contemporânea.pdf376,41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.