Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/1678
Authors: Souza, Vanessa Silva de
Title: Avaliação do perfil nociceptivo e consumo de analgésicos dos pacientes portadores de dor crônica submetidos a cirurgia de reparo do manguito rotador
Keywords: Manguito rotador;dor crônica;nociceptivo
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade La Salle
Citation: SOUZA, Vanessa Silva de. Avaliação do perfil nociceptivo e consumo de analgésicos dos pacientes portadores de dor crônica submetidos a cirurgia de reparo do manguito rotador. 2017. 62 f. Dissertação (Mestrado em Saúde e Desenvolvimento Humano) – Universidade La Salle, Canoas, 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1678. Acesso em: 27 maio. 2021.
Abstract: As lesões do manguito rotador (LMR) são uma das causas de dor no ombro e motivo frequente de consultas médicas, podem levar à perda das funções do manguito rotador e, consequentemente, à dor crônica, fraqueza e incapacidade funcional. A dor crônica é aquela que persiste além do prazo razoável estimado para a cura de uma lesão ou aquela associada a patologias crônicas, causando dor contínua ou recorrente em intervalos de meses ou anos, limitando as condições e o comportamento daquele que o vivencia O objetivo deste estudo foi avaliar o perfil nociceptivo e o consumo de medicamentos analgésicos dos pacientes submetidos a cirurgia de reparo do manguito rotador. Buscou-se avaliar os limiares nociceptivos e a integridade do sistema descendente, catastrofismo da dor e a prevalência de dor nociceptiva ou neuropática. Foram recrutados 40 pacientes maiores de 18 anos, submetidos a cirurgia de reparo do manguito rotador. Foram utilizados os seguintes instrumentos: questionário sócio-demográfico, escala funcional da dor, EVA, diário do sono, teste sensorial quantitativo (QST), integridade do sistema modulatório descendente pelo teste de modulação da dor condicionada (CPM). Os resultados demonstram diferença significativa nos limiares de dor, QST calor e QST tolerância, catastrofismo total e qualidade do sono, humor e ansiedade nas últimas 24 horas. Na avaliação do CPM, não foram encontrados diferença significativa, mas encontramos correlação entre teste CPM pré-operatório com a EVA pós-operatório. Portanto, pacientes com lesão do manguito rotador não apresentaram alterações no sistema inibitório descendente, mas demonstraram alterações nos limiares de dor, o que pode interferir no pós-operatório e ainda estar relacionados com o consumo de analgésicos.
Description: Avaliar o perfil nociceptivo e o consumo de medicamentos analgésicos dos pacientes com dor crônica submetidos a cirurgia de reparo do manguito rotador, em um hospital público de Porto Alegre.
metadata.dc.contributor.advisor: Souza, Andressa de
Appears in Collections:Dissertação (PPGSDH)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
vssouza.pdfOpen Access982,5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.