Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/1132
Autor(es): | Sanches, Roberto Cordeiro |
Título: | Relatos de artistas quando jovens, das caminhadas pelas margens aos projetos de vida centrados na música |
Palavras-chave: | Projeto de vida;Autoformação;Orquestra Escolar;Autobiografia;Christine Josso |
Data do documento: | 2018 |
Editor: | Universidade La Salle |
Resumo: | Esta tese analisou a experiência de vida com a arte de egressos da Escola Villa Lobos. A tese propõe como problema de pesquisa a contribuição de experiências com a arte para a construção do projeto de vida do sujeito que aprendeu a ser artista em uma Orquestra integrada ao projeto pedagógico de uma escola de periferia. Tendo como objetivo geral compreender a trajetória de vida dos sujeitos aprendentes artistas através das projeções de si feitas a partir das aprendizagens com a arte na sua relação com a invenção de si. A metodologia se baseou na rememoração do processo formativo, utilizando a narração oral e individual sobre as suas experiências que o direcionaram para uma trajetória de vida na música, culminando com a produção de uma narrativa autobiográfica, a partir da qual se fará as análises segundo o referencial teórico de Paul Ricoeur e Christine Josso, produzindo os retratos de artistas quando jovens, evidenciando a contribuição da orquestra escolar para a realização de seus projetos de vida centrados na música. |
Orientador(es): | Pauly, Evaldo Luis |
Coorientador(es): | Machado, Renato Ferreira |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
rcsanches.pdf | 598,95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.