Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/872
Autor(es): Minella, Katherine Maria
Título: A percepção sobre a carreira em jovens da geração Y nas indústrias criativas: um estudo dos alunos e egressos do Tecnólogo em Design (2011-2013) do Unilasalle Canoas
Palavras-chave: Memória;Geração Y;Carreira;Indústria criativa
Data do documento: 2014
Editor: Centro Universitário La Salle
Resumo: A Geração Y e a sua atuação e carreira no mercado de trabalho tem sido foco de discussão no meio corporativo. A indústria criativa, considerando a diversidade de áreas e o estímulo ao criar e ao novo, aparece como um ramo que apresenta as características propícias para atuação e desenvolvimento desta geração. Desta forma, essa dissertação tem por objetivo, analisar como os alunos e egressos do Curso Tecnólogo em Design do Unilasalle, do período de 2011 a 2013, pertencentes à Geração Y, percebem sua carreira nas indústrias criativas. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, de cunho exploratório, onde a coleta de dados foi através da aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas. O resultado deste trabalho traz que as características da Geração Y em que os sujeitos mais se identificam são: a busca de reconhecimento profissional, a ansiedade por mudanças e compartilhamento de práticas e conhecimento, a qualidade de vida em primeiro lugar e a interação com as pessoas. As características que não tiveram destaque foram a pressa em crescer profissionalmente, que aparece como pressa em aprender, crescer no aprendizado e não em galgar cargos e a remuneração como imprescindível na escolha ou troca de emprego, havendo casos de retrocesso salarial na mudança de atividade levando em conta outros aspectos, e não o salarial. A trajetória de carreira para estes jovens da indústria criativa aparece galgada nas novas concepções, mostrando características próprias das carreiras emergentes (caleidoscópia, sem fronteiras e inteligente). Também revela que as estratégias de carreira oferecidas pelas empresas dos profissionais do estudo não são percebidas como significativas para eles. Como sugestão de estudos futuros está ampliação da amostragem de pesquisa, buscando profissionais de outras áreas da indústria criativa, e não somente o design, a realização de novas estratificações e análises no estudo quantitativo e a continuação e ampliação do estudo para validação das características referentes a geração y.
The Y Generation and its performance and career in the market are a focus of discussion in the corporative environment. The creative industry, considering the diversity of areas and the stimulus to creation and the new, appears as the sector that presents the opportunities suited for the work and development of this generation. So, this paper has the objective of studying how the students and the alumni of the Technician in Design Course of Unilasalle, in the period of 2011 to 2013, belonging to this generation, view their careers in the creative industries,. This research is of a qualitative nature, exploratory, where the collection of dada was done via questionnaires and semi-structured interviews. The results of this work show that the characteristics of Y Generation with which the subjects are more identified are: the search for professional recognition, the anxiety for changes and the sharing of practices and knowledge, life quality first and interaction with persons. The characteristics that were not important were the haste for professional growth that shows as haste to learn, grow in the apprenticeship and not in escalating positions and the remuneration as most important in the choice or change of jobs, existing cases of salary reduction when changing jobs, considering other aspects and not only salary. The career trajectory, for these youngsters in the creative industry, appears set in the new conceptions, showing characteristics of the new careers (kaleidoscopic, intelligent and without limits). It also shows that the strategies for the careers offered by the companies of the professionals in the study are not perceived, by them, as important. A suggestion for future studies is the enlargement of the sample of this research, with professionals of other areas of the creative industry, not only design, new stratifications and analyses in the quantitative study and the continuation and enlargement of the study for the validation of the characteristics of the Y Generation.
Orientador(es): Karawejczyk, Tamára
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMSBC)

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