Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/820
Autor(es): Sehn, Janaína Luana
Título: Avaliação da adequação de laboratório de análises ambientais atendendo os requisitos técnicos da NBR ISO/IEC 17025:2005
Palavras-chave: Impactos ambientais;Análise ambiental;Normas técnicas;Qualidade
Data do documento: 2017
Editor: Universidade La Salle
Citação: SEHN, Janaína Luana. Avaliação da adequação de laboratório de análises ambientais atendendo os requisitos técnicos da NBR ISO/IEC 17025:2005. 2017. 117 f. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Impactos Ambientais) - Universidade La Salle, Canoas, 2017 Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/820. Acesso em: 11 jul. 2018.
Resumo: O estudo a seguir, propõe a aplicabilidade técnica, para laboratório químico atuante no setor ambiental, à um processo que garanta a qualidade e monitore o processo de amostragem e ensaios executadosconforme itens previstos na ISO/IEC 17025:2005, no intuito de atendimento da portaria de nº 37/2016 publicada pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental do Rio Grande do Sul. Os estudos seguiramorientativas técnicas presentes na Norma ISO/IEC 17025:2005, e documentos orientativos relacionados à normativa, eà estudos estatísticos já existentes presentes na literatura, no propósito de capacitar tecnicamente o laboratório para realizar amostragens e ensaios específicos garantindo confiabilidade analítica. O desenvolvimento ocorreuvia aquisição de materiais de referência certificados, após realização de etapas de validação, seguidas de composição de incertezas e após monitoramento contínuo, via controles interlaboratoriais (através de programas de ensaios de proficiência) e Intralaboratoriais (cartas controle e calibração). As evidências dos resultados apresentados por etapas de validação, vistos através de requisitos de seletividade, linearidade, precisão, tendência/ recuperação, limites de detecção e quantificação, robustez e vistas em etapas de garantia de qualidade através de cartas de controle, demonstraram resultados satisfatórios, atendendo aos critérios definidos pela literatura científica, para aceitabilidade dos processos. Já para os resultados de incertezas de medição,destaca-se que as mesmas apresentaram baixos valores, demonstrando desprezíveis variabilidades. Apesar dos inúmeros contribuintes na composição das incertezas, se tem um processo controlável, com elevado índice de confiabilidade e credibilidade em resultados emitidos. Por fim, observa-se que o trabalho obteve êxito em suas propostas, vistas pelo funcionamento do sistema através da confirmação técnica da coordenação de acreditação do Instituto Nacional de Metrologia em outubro de 2017.
Orientador(es): Taffarel, Sílvio Roberto
Coorientador(es): Migliavacca Osório, Daniela Montanari
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jlsehn.pdf2,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.