Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/640
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorKlemt, Aline Leal Fontanellapt_BR
dc.date.accessioned2016-11-07T22:49:04Z-
dc.date.available2016-11-07T22:49:04Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/640-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como fito compreender a moda sob um viés cultural. Aborda o conceito de moda, distinguindo-o da noção de vestuário, puro e simples, demonstrando seu papel enquanto expressão da cultura, como linguagem não verbal que é. Perpassa pelos estudos desenvolvidos no âmbito da memória social, a qual consiste em fonte da criação de moda. O estudo expõe a carga de significados que as roupas carregam, e a consequência disso como um conjunto de símbolos que compõe o cenário cultural. Expõe-se, pois, a moda enquanto fonte de memória social e, como consequência, de que forma a moda molda a nossa cultura – ou de que forma, em sentido inverso, nossa cultura tem impacto sobre ela. Num momento sem paradigmas, a moda passa hoje por uma fase de valorização, do ponto de vista econômico, um rentável produto dentre os setores da economia criativa. Confrontando-se com tal perspectiva, inquieta a aparente omissão do tema na Lei de Incentivo à Cultura Estadual, atualmente Pró-Cultura, enquanto setor passível de ser por ela beneficiado. Analisando a estrutura legal brasileira voltada à proteção e incentivo à cultura, se discorre sobre os planos governamentais e as possibilidades de implantação dos mesmos, por meios de nossos instrumentos legais, de forma a viabilizar, na prática, o incremento da moda enquanto bem cultural.pt_BR
dc.description.abstractThe present study intends to analyze fashion from a cultural point of view. It covers the concept of fashion, distinguishing it from the notion of clothing, evidencing its role as cultural expression, as a non verbal language. It also deals with social memory studies, which is a source of fashion creation. The work exposes the amount of significance that clothes carry on with, and its consequence as a set of symbols that create the cultural scenario. It presents fashion as social memory expression and how it molds our culture – or, on the other hand, how culture impacts on fashion. In a time without paradigms, from an economic perspective, fashion now goes through a period of overvaluation, a profitable product among the creative economy sectors. Confronting this perspective, the omission of fashion on the State`s Culture Incentive Law, currently Pro-Cultura, since it is as an area that can be benefited by, it is questioned. Analyzing Brazilian legal structure concerning cultural protection and improvement, the study contemplates the governmental plans and the possibilities of their implementation, through existent legal instruments, in order to enable, in practice, development of fashion as a cultural asset.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário La Sallept_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectModapt_BR
dc.subjectMemória socialpt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectDireitopt_BR
dc.subjectLei de incentivopt_BR
dc.titleModa, memória e direito: uma proposta à legislação para a culturapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorBernd, Zilápt_BR
dc.degree.localCanoas/RSpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Memoria Social e Bens Culturais (PPGMSBC)pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.contributor.advisorcoSchwartz, Germanopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMSBC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
alfklemt.pdf1,02 MBpdfVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.