Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/556
Autor(es): Theodoro, Romulo Frabrizio Petta
Título: Avaliação do sistema de gestão da saúde e segurança no trabalho em atividades de mineração: estudo de caso da empresa Fagundes Construção e Mineração LTDA
Palavras-chave: Mineração;Saúde e segurança do trabalho;Sistema de gestão;Carvão mineral
Data do documento: 2013
Editor: Centro Universitário La Salle
Citação: THEODORO, Romulo Frabrizio Petta. Avaliação do sistema de gestão da saúde e segurança no trabalho em atividades de mineração: estudo de caso da empresa Fagundes Construção e Mineração Ltda.. 2013. 171 f. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Impactos Ambientais) - Centro Universitário La Salle, Canoas, 2013 Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/556. Acesso em: 25 mar. 2014.
Resumo: Neste trabalho foi realizada a avaliação do Sistema de Gestão da Saúde e Segurança no Trabalho (SGSST) da empresa Fagundes Construção e Mineração Ltda. (Fagundes) nas suas operações nas minas de carvão mineral do Estado do Rio Grande do Sul, visando oportunidades de melhoria e aprimoramento e a redução de incidentes. O SGSST da Fagundes é baseado na norma Occupational Health & Safety Assesment Services, 2007 (OHSAS 18001:2007), criada através do esforço conjunto de uma série de organismos internacionais de normalização, organismos de certificação e consultorias especializadas. O foco principal foi o desenvolvimento de uma norma única com requisitos para Saúde e Segurança no Trabalho (SST). Para a indicação das oportunidades de melhoria ao SGSST foi desenvolvida uma pesquisa do tipo Survey entre os funcionários da empresa, levando em consideração o programa de excelência de gestão delineado pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). O estudo constatou que o Modelo de Excelência em Gestão (MEG) da FNQ pode ser adotado como uma ferramenta de promoção de melhoria no SGSST através da aplicação de seus fundamentos e de seus critérios.
Orientador(es): Kautzmann, Rubens Müller
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
rfptheodoro.pdf2,8 MBpdfVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.