Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/4345
Autor(es): Motta, Emiliana de Araújo
Título: A justiça restaurativa na ressocialização de jovens em medidas socioeducativas
Palavras-chave: Justiça restaurativa;Círculos de Construção de Paz;Medida socioeducativa;Assistente social;Ressocialização
Data do documento: 2024
Editor: Universidade La Salle
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso teve como proposta descrever a importância da Justiça Restaurativa e dos Círculos de Construção de Paz para a ressocialização de jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, além de descrever a vivência de uma estagiária no Programa Municipal de Pacificação Restaurativa - Restaura NH, desenvolvido em Novo Hamburgo. A metodologia utilizada foi uma pesquisa exploratória e bibliográfica, tendo como procedimentos técnicos um relato de experiência com a atuação profissional com jovens em cumprimento pelo ato infracional. Com os resultados obtidos pode-se concluir que o trabalho do assistente social é fundamental na Justiça Restaurativa e nos Círculos de Construção de Paz, pois é através dos instrumentos de trabalho desse profissional, como acolhimento, entrevista e trabalho em grupo que a metodologia dos Círculos de Construção de Paz ocorrem. Assim, o profissional pode entender o contexto de vida trazido por cada jovem, envolvendo a família e a comunidade, além de proporcionar um espaço de confiança e empatia, de pertencimento e inclusão para sua ressocialização.
Orientador(es): Vaz, Douglas
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Graduação (Serviço Social)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Emiliana de Araújo Motta.pdf237,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.