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http://hdl.handle.net/11690/4303
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Hauschild, Deise | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-23T20:23:03Z | - |
dc.date.available | 2025-07-23T20:23:03Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/4303 | - |
dc.description.abstract | O artigo objetiva descrever de que forma o Serviço Social, através de seu processo de trabalho junto a uma equipe multidisciplinar atuante no Programa da Primeira Infância Melhor/Criança Feliz, pode atuar para fortalecer famílias em situação de vulnerabilidade social com a estimulação precoce de crianças com Transtorno Global de Desenvolvimento na primeira infância para o seu pleno desenvolvimento. Trata-se do relato de uma vivência experimentada pela autora, enquanto estagiária do Curso de Serviço Social da Unilasalle, na Prefeitura do Município de Estrela - RS, localizada no Vale do Taquari, especificamente na Secretaria Municipal de Saúde no departamento do Programa da Primeira Infância Melhor/Criança Feliz. Os resultados mostram o assistente social constitui-se em um profissional que desempenha um papel fundamental nesse contexto: as visitas domiciliares permitem identificar as famílias em vulnerabilidade social para conhecer históricos e particularidades, oferecendo suporte e orientação sobre os serviços disponibilizados; o assistente social pode promover a articulação entre os diferentes profissionais das equipes, garantindo uma abordagem integrada e eficaz, bem como o acesso aos direitos no atendimento às crianças, sensibilizando sobre a importância da estimulação precoce e do pleno desenvolvimento das crianças na primeira infância; além disso, pode auxiliar na elaboração de planos de intervenção para cada família, promovendo o fortalecimento de vínculos afetivos, protetivos e a autonomia dos pais para o cuidado e estimulação adequada das crianças, oportunizando o empoderamento, o bem-estar e o desenvolvimento saudável da família. | pt_BR |
dc.publisher | Universidade La Salle | pt_BR |
dc.subject | Estimulação precoce | pt_BR |
dc.subject | Importância do Serviço Social | pt_BR |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.subject | Transtorno Global de Desenvolvimento | pt_BR |
dc.title | A importância do serviço social no fortalecimento familiar para a estimulação precoce de crianças com transtorno global de desenvolvimento | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.location.country | Brasil | - |
dc.contributor.advisor | Jung, Hildegard Susana | - |
dc.degree.local | Canoas, RS | - |
dc.degree.graduation | Serviço Social | - |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Graduação (Serviço Social) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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