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dc.contributor.authorHauschild, Deise-
dc.date.accessioned2025-07-23T20:23:03Z-
dc.date.available2025-07-23T20:23:03Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/4303-
dc.description.abstractO artigo objetiva descrever de que forma o Serviço Social, através de seu processo de trabalho junto a uma equipe multidisciplinar atuante no Programa da Primeira Infância Melhor/Criança Feliz, pode atuar para fortalecer famílias em situação de vulnerabilidade social com a estimulação precoce de crianças com Transtorno Global de Desenvolvimento na primeira infância para o seu pleno desenvolvimento. Trata-se do relato de uma vivência experimentada pela autora, enquanto estagiária do Curso de Serviço Social da Unilasalle, na Prefeitura do Município de Estrela - RS, localizada no Vale do Taquari, especificamente na Secretaria Municipal de Saúde no departamento do Programa da Primeira Infância Melhor/Criança Feliz. Os resultados mostram o assistente social constitui-se em um profissional que desempenha um papel fundamental nesse contexto: as visitas domiciliares permitem identificar as famílias em vulnerabilidade social para conhecer históricos e particularidades, oferecendo suporte e orientação sobre os serviços disponibilizados; o assistente social pode promover a articulação entre os diferentes profissionais das equipes, garantindo uma abordagem integrada e eficaz, bem como o acesso aos direitos no atendimento às crianças, sensibilizando sobre a importância da estimulação precoce e do pleno desenvolvimento das crianças na primeira infância; além disso, pode auxiliar na elaboração de planos de intervenção para cada família, promovendo o fortalecimento de vínculos afetivos, protetivos e a autonomia dos pais para o cuidado e estimulação adequada das crianças, oportunizando o empoderamento, o bem-estar e o desenvolvimento saudável da família.pt_BR
dc.publisherUniversidade La Sallept_BR
dc.subjectEstimulação precocept_BR
dc.subjectImportância do Serviço Socialpt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectTranstorno Global de Desenvolvimentopt_BR
dc.titleA importância do serviço social no fortalecimento familiar para a estimulação precoce de crianças com transtorno global de desenvolvimentopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.location.countryBrasil-
dc.contributor.advisorJung, Hildegard Susana-
dc.degree.localCanoas, RS-
dc.degree.graduationServiço Social-
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Graduação (Serviço Social)

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