Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/4292
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Miranda, Glaucia Mariele Bandeira Pedro | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-22T21:34:53Z | - |
dc.date.available | 2025-07-22T21:34:53Z | - |
dc.date.issued | 2025 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/4292 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho propôs o desenvolvimento de um recurso terapêutico em formato de baralho, com o objetivo de promover a flexibilidade psicológica em crianças de 6 a 12 anos, com base na Terapia da Aceitação e Compromisso (ACT) adaptada ao público infantil. O Baralho da Mente Flexível foi estruturado a partir dos seis processos do modelo Kidflex, incluindo também atividades para o desenvolvimento da autocompaixão. Foram elaboradas 52 cartas com linguagem lúdica, metáforas e atividades práticas, favorecendo o aprendizado experiencial, essencial na ACT. O material busca criar oportunidades para que as crianças possam vivenciar os processos de forma concreta, ajudando-as a se relacionar com seus pensamentos e sentimentos de maneira mais leve, aberta e flexível, ao mesmo tempo em que incentiva ações alinhadas com o que realmente importa para elas. O recurso poderá ser utilizado por profissionais e acadêmicos da Psicologia em contextos clínicos e psicoeducativos. Este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa teórica, com base em revisão narrativa da literatura, e não contempla aplicação prática junto ao público alvo. Para pesquisas futuras, recomenda-se avaliar a aplicabilidade, aceitação e efetividade do material em diferentes contextos de intervenção. O Baralho da Mente Flexível apresenta-se como um recurso potencialmente útil para apoiar no desenvolvimento da autonomia e no enfrentamento de desafios da infância, promovendo um direcionamento mais leve, flexível e alinhado aos valores pessoais da criança. | pt_BR |
dc.publisher | Universidade La Salle | pt_BR |
dc.subject | Flexibilidade psicológica | pt_BR |
dc.subject | Terapia da aceitação e compromisso | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.subject | Baralho terapêutico | pt_BR |
dc.subject | Saúde mental infantil | pt_BR |
dc.title | ACT para crianças: baralho como recurso terapêutico para flexibilidade psicológica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.location.country | Brasil | - |
dc.contributor.advisor | Vivian, Aline Groff | - |
dc.degree.local | Canoas, RS | - |
dc.degree.graduation | Psicologia | - |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Graduação (Psicologia) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC GLAUCIA_Baralho ACT para crianças (1) - GLAUCIA MARIELE BANDEIRA PEDRO MIRANDA.pdf | 3,85 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.