Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/4260| Autor(es): | Rosa, Rafael Garcia da |
| Título: | Do teórico ao prático: o estágio na formação do administrador |
| Palavras-chave: | Estágio;Formação Profissional;Competências;Administração;Mercado de Trabalho |
| Data do documento: | 2025 |
| Editor: | Universidade La Salle |
| Resumo: | Este estudo analisou as contribuições do estágio na formação do bacharel em Administração, focando em sua relevância para a constituição do perfil profissional e o desenvolvimento de competências exigidas pelo mercado de trabalho competitivo. Baseada na Lei de Estágio e em autores que abordam a conexão teoria-prática e o desenvolvimento de competências, a pesquisa utilizou metodologia qualitativa, exploratória e descritiva, com questionário semiestruturado e análise de conteúdo. Os resultados, obtidos de 33 (e 20 para a questão aberta) respondentes, confirmam o estágio como ferramenta essencial e transformadora. Os principais achados indicam que o estágio promove a aplicação prática do conhecimento, o desenvolvimento de habilidades técnicas (pensamento analítico), interpessoais (comunicação verbal) e socioemocionais (flexibilidade comportamental). Contudo, foi identificada uma lacuna na percepção sobre treinamentos formais oferecidos pelas empresas. O estudo contribui ao validar o papel insubstituível do estágio na formação integral do administrador, oferecendo subsídios para aprimorar programas acadêmicos e corporativos. |
| Orientador(es): | Azeredo, Isabel Cristina da Silva |
| Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Graduação (Administração) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Rafael.pdf | 870 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.