Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/4232
Autor(es): Padilha, Renata Moreira da Silva
Título: As técnicas de RCP na grade curricular de cursos de graduação em Enfermagem
Palavras-chave: Enfermagem;Parada cardiorrespiratória;Ressuscitação cardiopulmonar
Data do documento: 2025
Editor: Universidade La Salle
Resumo: A ressuscitação cardiopulmonar (RCP) é fruto frequente de discussão na formação acadêmica de futuros Enfermeiros. Este estudo tem como objetivo identificar como os conhecimentos e técnicas ligadas a RCP estão dispostas nas grades curriculares de graduação em enfermagem no Brasil. Tal estudo foi realizado através de pesquisa documental nas grades curriculares e projetos pedagógicos em instituições de ensino superior públicas e privadas do Brasil disponíveis para consulta pública. Após a análise foi constatado que as técnicas de RCP, bem como o conteúdo de farmacologia estão inseridos nas disciplinas ofertadas fundamentando, assim, o conhecimento teórico-prático de seus alunos. O protocolo de dor torácica e interpretação de ECG também estão inseridos em disciplinas específicas das graduações. Conclui-se que a educação continuada, juntamente com o desenvolvimento de habilidades e competências voltadas a RCP e o conhecimento teórico-prático é essencial para a formação de futuros enfermeiros capacitados para atuar no ambiente hospitalar.
Orientador(es): Silva, Fabiano Silva da
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Enfermagem)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC RENATA MOREIRA- FINAL.docx - Documentos Google - RENATA MOREIRA DA SILVA.pdf298,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.