Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3886
Autor(es): Medeiros, Larissa Silva
Título: Memórias e amor para além do samba: Escola Acadêmicos de Gravataí e sua relação com a ensinagem
Palavras-chave: Carnaval;Comunidade;Memória
Data do documento: 2023
Citação: MEDEIROS, L.S. Memórias e amor para além do samba: Escola Acadêmicos de Gravataí e sua relação com a ensinagem. 2023. 61 f. Dissertação (mestrado em Memória Social e Bens Culturais) - Universidade La Salle, Canoas, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3886. Acesso em: 05 abr. 2024.
Resumo: Este trabalho constitui-se de uma dissertação de mestrado profissional do PPG em Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle – Unilasalle e se insere na linha de pesquisa: Memória e Linguagens Culturais. Trata-se de um estudo de memória social sobre o carnaval, a educação e a relação com a Sociedade Cultural Beneficente – S.C.B. Acadêmicos de Gravataí, através da intervenção escolar com oficinas de arte e cultura carnavalesca para alunos do 9° ano do ensino fundamental em escolas públicas no entorno do local de ensaio da Escola de Samba. Este estudo vem da vivência desta pesquisadora com o carnaval e com a educação em escola pública. Trata-se de uma proposta de oficinas com atividade artística para a sala de aula, integrando teoria e prática sobre a cultura carnavalesca, na qual o aluno pode escolher a área de atuação que deseja aprender, entre música, dança, criação artística e gestão. Assim, temos o seguinte problema de pesquisa: estariam as novas gerações que frequentam as escolas municipais da rede pública de Gravataí sensibilizadas para o Carnaval e a sua cultura? Para responder a este problema, temos o seguinte objetivo geral: tornar o carnaval um objeto de estudo de memórias da comunidade nas escolas municipais de Gravataí-RS. Para isso foi realizado um estudo de caso que mostrou o quanto as oficinas realizadas em uma escola pública de Gravataí-RS propiciaram criação de memórias afetivas integrando a Escola de Samba à comunidade estudantil.
Orientador(es): Rosa, Lúcia Regina Lucas da
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMSBC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
lsmedeirosOpen Access3,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.