Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3825
Autor(es): Borges, Leila
Título: Memórias do legado de uma Escola Comunitária para uma Escola Municipal de Esteio RS
Palavras-chave: Memória;Escolas comunitárias;Escolas municipais;Legado
Data do documento: 2023
Editor: Universidade La Salle
Citação: BORGES, L. Memórias do legado de uma Escola Comunitária para uma Escola Municipal de Esteio RS. 2023. 67 f. Dissertação (mestrado em Memória Social e Bens Culturais) – Universidade La Salle, Canoas, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3825. Acesso em: 28 fev. 2024.
Resumo: A atual Escola de Educação Infantil Sonho Mágico de Esteio/RS (municipalizada em 2019) tem seus primórdios na Escola Comunitária de Educação Infantil Criança Esperança, a qual iniciou com a Creche Tia Neiva, sendo fundada no ano de 1988. O objetivo desta dissertação é analisar como o legado da escola comunitária (Escola de Educação Infantil Criança Esperança) se evidencia na identidade institucional da escola municipal (Escola de Educação Infantil Sonho Mágico) de Esteio/RS. Para tanto, realizou-se pesquisa qualitativa com 8 entrevistas do tipo semiestruturada. As bases teóricas que nortearam o estudo estão centradas na memória social, memória institucional e identidade institucional. Devido à trajetória idiossincrática da Escola Municipal de Educação Infantil Sonho Mágico, o produto final da presente pesquisa consiste na organização da Exposição Memorial Sonho Mágico, apresentada à comunidade escolar no mês de outubro de 2023. Os resultados das análises mostraram que havia um certo desconhecimento geral acerca da trajetória inicial da escola. Além disso, percebeu-se a existência de um legado de pertencimento e acolhimento da população dentro da comunidade escolar.
Orientador(es): Borges, Maria de Lourdes
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMSBC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
lborgesOpen Access2,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.