Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3814
Autor(es): Crepaldi, Luzia
Título: Memória organizacional na Escola de Educação Básica de Meleiro: “minha escola tem memória”
Palavras-chave: Memorial;Memória coletiva;Escola;Lembrança
Data do documento: 2023
Editor: Universidade La Salle
Citação: CREPALDI, L. Memória organizacional na Escola de Educação Básica de Meleiro: “minha escola tem memória”. 2023. 181 f. Dissertação (mestrado em Memória Social e Bens Culturais) - Universidade La Salle, Canoas, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3814. Acesso em: 28 fev. 2024.
Resumo: O objetivo desta dissertação é o de estudar as memórias da Escola de Educação Básica de Meleiro, em Meleiro, Santa Catarina, e lhes dar visibilidade por meio da criação de um espaço memorial. O referencial teórico aborda a memória social e a memória organizacional, temáticas da linha de pesquisa Memória, Cultura e Gestão do Mestrado Profissional Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle. A metodologia se caracteriza como uma pesquisa qualitativa e analisa, segundo a análise de conteúdo, as informações tendo por base entrevistas semiestruturadas, documentos e artefatos. Foram realizadas sete entrevistas com pessoas da comunidade escolar da Escola de Educação Básica de Meleiro, bem como também foram analisados documentos da escola. Os resultados das análises realizadas serviram de embasamento para a reestruturação de uma exposição permanente, um espaço memorial da Escola de Educação Básica de Meleiro, denominado Memorial Minha Escola Tem Memória, produto final do mestrado. Nesse espaço, estão expostos, de maneira a fazer sentido para a memória organizacional, objetos e documentos da pesquisa para que tenham visibilidade pública. Dessa forma, o ambiente se torna um lugar de estudos, de vivências e rememorações e da memória coletiva da instituição de ensino, servindo como ambiente de estudo e pesquisa para os atuais e futuros estudantes, professores e comunidade de Meleiro. Além disso, os resultados das análises indicaram que o Memorial “Minha Escola Tem Memória” é um espaço de aprendizagens, de convívio de pessoas, lugar de memórias individuais, coletivas e sociais. Por meio da repercussão positiva do Memorial na comunidade interna e externa, a temática da memória escolar emergiu como uma evidência de que a escola pode servir como uma instituição organizadora de memórias cercada de sensibilidade e humanidade.
Orientador(es): Borges, Maria de Lourdes
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMSBC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luzia DIA 03_02_2024 LUZIA CREPALDI DISSERT. (1).pdfOpen Access50,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.