Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3808
Autor(es): Bento, Cassiana dos Santos
Título: Jogos em questão: memórias formativas dos tabuleiros à gamificação no ensino de língua inglesa
Palavras-chave: Jogos;Aprendizagem;Língua inglesa;Memória Cultural
Data do documento: 2023
Editor: Universidade La Salle
Citação: BENTO, C. S. Jogos em questão: memórias formativas dos tabuleiros à gamificação no ensino de língua inglesa. 2023. 139 f. Dissertação (mestrado em Memória Social e Bens Culturais) - Universidade La Salle, Canoas, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3808. Acesso em: 15 fev. 2024.
Resumo: A pesquisa está vinculada à Linha de Pesquisa Memória e Linguagens Culturais e faz parte do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação (NETE/CNPq), sendo de natureza qualitativa e exploratória, partindo de bases hermenêuticas. Este estudo teve como temática central o potencial dos jogos para a formação humana, perpassando pelas memórias formativas dos tabuleiros à gamificação. A pergunta norteadora da investigação é: Quais são os desafios atuais às práticas com jogos no ensino de língua inglesa? O objetivo do estudo foi (re)conhecer os estudos no campo dos jogos e educação, para compreender os elementos e estratégias dos jogos como motivadores de relações pedagógicas e inspiradores para os processos de educar. Ao compreender as concepções de jogos presentes em produções científicas e manifestações culturais recentes, examinamos a sua conexão com a formação humana, no sentido de contribuir para a criação da memória cultural e educacional entre os participantes. Para atingir os objetivos propostos, abordamos questões fundamentais relativas aos saberes gerados através dos jogos, sua relação com as linguagens culturais e seu papel na construção coletiva do conhecimento na educação. Os dados coletados no ensino da língua inglesa, entre estudantes do 8o e 9o ano do ensino fundamental, evidenciaram que os jogos possibilitam uma construção ativa e colaborativa do conhecimento na língua inglesa, trazendo novos potenciais para a construção do conhecimento humano, às estratégias e métodos pedagógicos sintonizados com a atualidade, valorizando as aprendizagens sociais em diferentes idades e transformando as memórias educacionais em novas linguagens culturais. Os estudantes se engajam nas atividades e conseguem aprender ativamente no sentido de validar a gamificação no contexto educacional. Essa constatação sugere que a introdução de elementos lúdicos em ambientes educacionais pode potencializar o envolvimento e a motivação dos estudantes, alinhando-se às correntes contemporâneas da pedagogia ativa. Este estudo amplia a compreensão da interseção entre jogos e educação intercultural, indicando que os jogos constituem um meio eficaz para a construção e transmissão de memória cultural. Essa perspectiva respalda teorias de aprendizagem intercultural e memória coletiva. Os resultados desta pesquisa contribuem para as teorias de linguagens culturais ao destacar que os jogos não apenas facilitam a aprendizagem de idiomas, mas também funcionam como plataformas para fomentar a compreensão e o respeito intercultural.
Orientador(es): Conte, Elaine
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMSBC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
csbentoOpen Access2,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.