Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3779
Autor(es): Dihl, Estelamaris de Barros
Título: A trajetória do reconhecimento social das mulheres pertencentes ao núcleo feminino da CICS – Canoas/RS
Palavras-chave: Mulheres;Sociedade;Reconhecimento;Memória social
Data do documento: 2023
Citação: DIHL, E. B. A trajetória do reconhecimento social das mulheres pertencentes ao núcleo feminino da CICS – Canoas/RS. 2023. 130 f. Tese (doutorado em Memória Social e Bens Culturais) – Universidade La Salle, Canoas, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3779. Acesso em: 13 dez. 2023.
Resumo: As lideranças femininas nos negócios ainda se configuram num desafio para as mulheres que buscam emancipação social e financeira. A pesquisa de tese, requisito do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais, na Universidade La Salle - UniLa Salle, tem como objetivo geral analisar as trajetórias profissionais das associadas no Núcleo da Mulher Empresária da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Canoas (CICS) no Estado do Rio Grande do Sul, através das memórias narradas sobre o processo de reconhecimento social no mercado de trabalho. Os objetivos específicos são: descrever o Núcleo da Mulher Empresária da CICS, Canoas/RS e a sua relação com a promoção de reconhecimento social de suas associadas; construir as expectativas de inserção no mercado de trabalho e de reconhecimento e reconstrução normativa na trajetória profissional das associadas do Núcleo da mulher empresária da CICS, Canoas/RS, através das memórias narradas e analisar as estruturas das relações sociai no processo de reconhecimento social das mulheres nucleadas, a partir das esferas do amor, do direito e da estima social. Adota-se, como proposta metodológica, a pesquisa exploratória descritivo, com abordagem qualitativa e caminho analítico através de pesquisa de campo, com entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo. Inferese que as entrevistadas ainda estejam inseridas em situações de conflitos e desrespeito. A oportunidade de se desenvolverem em construções coletivas restaura a justiça e a inclusão social, contribuindo no fortalecimento de seus negócios, documentando uma memória empresarial exercida na prática.
Orientador(es): Waismann, Moises
Aparece nas coleções:Tese (PPGMSBC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Doutorado Estelamaris Dihl 2023 CONCLUIDA.pdfOpen Access1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.