Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3649
Autor(es): Pereira, Betina Kappel
Scheid, Neusa Maria John
Casagrande, Cledes Antonio
Título: A utilização da metodologia de projetos para o desenvolvimento de habilidades e competências das Ciências da Natureza amparada pela BNCC e o MYP.
Palavras-chave: Projetos;Ciências da natureza;MYP;Competências
Data do documento: 2021
Editor: Editora Realize
Citação: PEREIRA, B. K. ; SCHEID, N. J. ; CASAGRANDE, C. A. A utilização da metodologia de projetos para o desenvolvimento de habilidades e competências das Ciências da Natureza amparada pela BNCC e o MYP. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS - ENPEC, 2021, Campina Grande. Anais… Campina Grande: Editora Realize, 2021. v. 13. p. 1-7. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/76469. Acesso em: 09 nov. 2023.
Resumo: Este texto apresenta os resultados do primeiro projeto aplicado durante a pesquisa de doutorado em Educação. Essa tem por objetivo avaliar como projetos interdisciplinares, estruturados nas competências da Base Nacional Comum Curricular e nas práticas propostas pelo Middle Year Program (MYP), na área das Ciências da Natureza, podem contribuir para o desenvolvimento de competências no Ensino Médio. Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo pesquisa-ação, com estudantes do Ensino Médio de um colégio da cidade de Canoas, RS. As práticas realizadas foram acompanhadas pela pesquisadora, que através do caderno de campo e rubricas registrou o desenvolvimento. Para interpretação dos dados, foi utilizada a hermenêutica, com uma abordagem interpretativa e compreensiva. A análise e interpretação dos dados apontam que a discussão de problemas contemporâneos possui potencial para promover a ação e a reflexão dos estudantes sobre situações de seus cotidianos, possibilitando o desenvolvimento de competências das Ciências da Natureza
Aparece nas coleções:Apresentação em Eventos (Teologia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cacasagrande.pdfOpen Access218,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.