Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/3634
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Flores, Cristine Gabriela de Campos | - |
dc.contributor.author | Gomes, Luana Barth | - |
dc.contributor.author | Casagrande, Cledes Antonio | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-10T12:49:28Z | - |
dc.date.available | 2023-11-10T12:49:28Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | FLORES, C. G. C. ; GOMES, L. B. ; CASAGRANDE, C. A. Abordagens das culturas indígenas na Educação Básica brasileira: reflexões para um ensino intercultural. Práxis educativa, [S. l.], v. 17, p. 1-19, 2022. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/19332. Acesso em: 09 nov. 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/3634 | - |
dc.description.abstract | Este artigo tem por objetivo refletir sobre como as práticas educativas e os materiais didáticos presentes na Educação Básica brasileira tematizam, tradicionalmente, as culturas indígenas e apontar alternativas para a construção de uma educação intercultural que promova o reconhecimento e o diálogo com esses povos. Para tanto, utiliza-se a hermenêutica como abordagem metodológica. A discussão está fundamentada em teóricos do pensamento decolonial bem como em publicações de escritores indígenas. O artigo ressalta a importância da reflexão crítica sobre as narrativas históricas e sobre as concepções do conhecimento e dos modos de ser e viver. Por fim, apontam-se alguns dos erros comuns na abordagem das culturas indígenas nas escolas e apresentam-se alternativas para o desenvolvimento de propostas pedagógicas interculturais. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Editora UEPG | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en_US |
dc.subject | Educação intercultural | pt_BR |
dc.subject | Interculturalidade | pt_BR |
dc.subject | Temática indígena | pt_BR |
dc.title | Abordagens das culturas indígenas na Educação Básica brasileira: reflexões para um ensino intercultural. | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (Teologia) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
cacasagrande.pdf | Open Access | 397,61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.