Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3610
Autor(es): Bortolaso, Ingridi Vargas
Borges, Maria de Lourdes
Gutierrez, Ana Lérida Pacheco
Título: Tempo e memória no espaço institucional: expressões da cultura
Palavras-chave: cultura;memória;aceleração do tempo;esquecimento
Data do documento: 2023
Editor: Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade da Univille
Citação: GUTIERREZ, A. L. P. ; BORGES, M. L. ; BORTOLASO, I. V. Tempo e memória no espaço institucional: expressões da cultura. Revista Confluências Culturais, v. 12, p. 42-54, 2023. Disponível em: https://periodicos.univille.br/RCC/about. Acesso em: 26 out. 2023
Resumo: Determinados aspectos da contemporaneidade vêm provocando discussões sobre os fenômenos de aceleração do tempo e deslocamento das experiências individuais e coletivas para um espaço virtual como formas de manifestação da cultura, cujas consequências são imprevisíveis. Este artigo objetivou apresentar uma discussão teórica sobre a cultura e suas formas de expressão material e imaterial, por meio de uma compreensão articulada e relacional. O estudo parte das categorias de tempo, espaço e memória, relacionando-as à produção de uma cultura material em espaços institucionais. Os resultados indicam que as categorias de tempo, espaço e memória são fundamentais para a compreensão relacional dos fenômenos culturais. Evidencia-se uma promoção do esquecimento, provocado pela aceleração do tempo e pela virtualização do espaço.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Engenharia de Produção)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ivbortolaso.pdfOpen Access245,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.