Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3583
Autor(es): Vieira, Flávia Monaco
Bem, Judite Sanson de
Ferreira, Rute Henrique da Silva
Título: Gerenciamento sustentável da cadeia de suprimentos: mensuração da perda de estoque de medicamentos num hospital universitário.
Palavras-chave: Cadeia de suprimento;Hospital público;Sustentabilidade;Perdas de estoque;Perdas de estoque
Data do documento: 2022
Editor: Centro Universitário ENIAC
Citação: VIEIRA, F. M. ; BEM, J. S. ; FERREIRA, R. H.S. Gerenciamento sustentável da cadeia de suprimentos: mensuração da perda de estoque de medicamentos num hospital universitário. REVISTA ENIAC PESQUISA, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 279–301, 2022. Disponível em: https://ojs.eniac.com.br/index.php/EniacPesquisa/article/view/862. Acesso em: 04 set. 2023.
Resumo: Incorporar aspectos sustentáveis à gestão da cadeia de suprimentos significa desenvolver atividades que não causem danos aos sistemas naturais e sociais, garantindo a eficiência e o desempenho da organização. Nesse sentido, reduzir as perdas de materiais, especialmente medicamentos, pode ser uma forma de promover a sustentabilidade na área hospitalar. Nesse contexto, foi realizada por meio do estudo de caso, a análise do gerenciamento sustentável da cadeia de suprimentos no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, mensurando as perdas de estoque de medicamentos, que são fonte de geração de resíduos químicos, do período de 2010 a 2019. As perdas foram mensuradas de acordo com a forma farmacêutica, a classe farmacológica e os valores para descarte. A maior parte dos ajustes de estoque de perda ocorreu devido ao vencimento no Almoxarifado Central, tendo como principal forma farmacêutica, os comprimidos. Por meio dos resultados, também se pode inferir que a destinação do medicamento antes de ser realizada a perda contribui efetivamente para eliminação do desperdício e consequente geração de resíduos, estando alinhado ao conceito de sustentabilidade. Esses resultados proporcionam maior eficiência na gestão da cadeia de suprimentos na Administração Pública, principalmente no que se refere ao controle de estoque e a sustentabilidade. Além disso, a pesquisa contribui para a construção de parâmetros comparativos para mensuração das perdas de estoque de medicamentos, tendo em vista sua escassez no meio acadêmico.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Matemática)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
rhsferreira.pdfOpen Access316,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.