Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3518
Autor(es): Moraes, Leonel Valdenir
Título: A industrialização de Canoas nas décadas 1940-1970: memórias de trabalhadores
Palavras-chave: História;Memória social;Trabalhadores;Canoas;Industrialização
Data do documento: 2022
Editor: Universidade La Salle
Programa de Pós-graduação em Memória Social e Bens Culturais
Citação: MORAES, L. V. A industrialização de Canoas nas décadas 1940-1970: memórias de trabalhadores. 2022. 114 f. Dissertação (mestrado em Memória Social e Bens Culturais) - Universidade La Salle, Canoas, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3518. Acesso em: 19 maio 2023.
Resumo: Esta pesquisa insere-se no campo de estudos em memória social, na Linha de Pesquisa Memória, Cultura e Identidade, do Programa de Pós-graduação em Memória Social e Bens Culturais, tendo como tema o processo de industrialização de Canoas entre as décadas de 1940 e 1970. Nesse período, o município, emancipado em 1939, teve acelerado processo de industrialização e forte presença de migrantes que, vindos para Canoas, passaram a habitar loteamentos que deram origem aos diversos bairros da cidade. Como problema norteador tem-se: Quais memórias que trabalhadores presentes no processo de industrialização de Canoas reconstroem sobre esse período? Seus objetivos principais são: analisar memórias de ex-trabalhadores e constituir um repositório para a custódia de suas narrativas sobre o processo de industrialização de Canoas. A pesquisa, de caráter qualitativo, articula memória e história social, com procedimentos de investigação bibliográfica, documental e pesquisa em campo, a partir da metodologia da História Oral. Seu produto consistiu na proposta de criação de um Memorial Virtual sobre o trabalho e o trabalhador de Canoas. Como resultados, tem-se que trabalhadores que migraram, principalmente de áreas rurais do Rio Grande do Sul, buscavam melhores condições de trabalho, instalando-se e construindo suas vidas, participando da organização da comunidade, a partir de associações de moradores, grupos religiosos, clubes recreativos, sindicatos, de festas e celebrações comunitárias, auxiliando na transformação de Canoas em um município referência com o terceiro maior PIB do Estado do Rio Grande do Sul.
Orientador(es): Graebin, Cleusa Maria Gomes
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMSBC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LEONEL_DISSERTAÇÃO MESTRADO.pdfOpen Access2,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.