Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3463
Autor(es): Rodrigues, Camila Santos
Título: O papel do assistente social no fortalecimento de vínculos entre família e escola
Palavras-chave: Serviço Social;Educação;Permanência na escola
Data do documento: 2022
Editor: Universidade La Salle
Citação: RODRIGUES, C. S. O papel do assistente social no fortalecimento de vínculos entre família e escola. 2022. 16 f. Trabalho de conclusão (Graduação em Serviço Social) - Universidade La Salle, Canoas, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3463. Acesso em: 20 abr. 2023.
Resumo: Uma vez que o trabalho do assistente social é dinâmico, plural e em diversos momentos de alta complexidade, sua atuação dentro dos espaços escolares, bem como a concessão de bolsas para auxílio estudantil se configuram como uma ação social de grande relevância para a promoção do sucesso escolar, bem como para a inclusão social de estudantes. Diante desta motivação, a delimitação do tema de pesquisa refere-se à análise do trabalho do assistente social na concessão de bolsas de estudos e os principais desafios associados a esta atribuição profissional. Nesse contexto, esse estudo tem por objetivo analisar o papel do assistente social na escola, a partir da experiência vivenciada pela autora. Esse estudo é classificado como uma pesquisa qualitativa quanto a sua natureza, descritiva quanto ao seu objetivo e caracteriza-se enquanto um relato de experiência em relação aos procedimentos técnicos utilizados. Para a construção do referencial, utiliza também uma pesquisa bibliográfica considerando a temática abordada. Por meio dos resultados obtidos neste estudo, foi possível constatar que existem diversos fatores que podem intervir no fortalecimento de vínculos familiares, sejam eles fatores econômicos, culturais, ambientais, dentre outros aspectos das relações sociais e do convívio familiar, e que a atuação do assistente social no acompanhamento dessas demandas tem papel fundamental para a construção de um ambiente acolhedor e de fortalecimento de vínculos para estas famílias.
Orientador(es): Vaz, Douglas
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Graduação (Serviço Social)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Camila Santos Rodrigues.pdf
  Restricted Access
Closed Access131,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.