Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3429
Autor(es): Justo, Fernanda Maia
Hofmann, Gabriel Selbach
Almerão, Mauricio Pereira
Título: Espécies exóticas invasoras em unidades de conservação na região sul do Brasil
Palavras-chave: Invasões biológicas;Áreas protegidas;Gestão ambiental
Data do documento: 2019
Editor: Universidade La Salle
Citação: JUSTO, F. M.; HOFMANN, G. S.; ALMERÃO, M. P. Espécies exóticas invasoras em unidades de conservação na região sul do Brasil. Revista de Ciências Ambientais, v. 13, n. 3, p. 57-76, 2019. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Rbca/article/view/6233. Acesso em: 17 abr. 2023.
Resumo: As Espécies Exóticas Invasoras (EEIs) têm se tornado foco das principais estratégias conservacionistas internacionais, devido aos diferentes impactos ambientais negativos que causam e que podem causar em curto, médio e longo prazos. A presença de EEIs em Unidades de Conservação (UCs) tem sido constatada em diferentes regiões do mundo e as consequências podem ser devastadoras. O Brasil, país com ~2.300 UCs, possui, atualmente, ~460 EEIs registradas, sendo muitas destas em UCs. Apesar destes registros, os estudos sobre a temática focam em levantamento pontual de espécies em UCs e não exploram questões relacionadas à gestão da problemática. O objetivo do estudo foi realizar um diagnóstico sobre a presença de EEIs em UCs federais e estaduais da Região Sul, bem como avaliar questões relacionadas à gestão ambiental. Para tanto, duas abordagens metodológicas foram utilizadas: i) registro de EEIs em Planos de Manejo (PMs) (complementado pelo relato dos gestores); ii) questionário temático aplicado aos gestores. Foram identificadas 87 EEIs com 770 registros em UCs na Região Sul do Brasil, das quais 54% e 46% foram espécies de plantas e animais respectivamente. Todos os gestores confirmaram a presença de alguma EEI em suas unidades, apesar de poucos identificarem estas como um dos principais problemas de gestão de suas unidades. Poucas estratégias específicas para o manejo de EEIs foram identificadas, sendo as poucas existentes direcionadas, em sua maioria, para espécies de plantas. Existem desafios evidentes, presentes e futuros, na gestão de EEIs em UCs que necessitam ser enfrentados pelos órgãos ambientais.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (PPGSDH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
justo.hofmann.alemerao.pdfOpen Access404,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.