Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3400
Autor(es): Gonçalves, Camila da Silva
Título: Treinamento de habilidades em DBT para o transtorno de personalidade borderline e sintomas compatíveis em adultos: uma revisão sistemática
Palavras-chave: Terapia do comportamento dialético;Transtorno de personalidade borderline;Efetividade
Data do documento: 2022
Editor: Universidade La Salle
Citação: GONÇALVES, C. S. Treinamento de habilidades em DBT para o transtorno de personalidade borderline e sintomas compatíveis em adultos: uma revisão sistemática. 2022. 22 f. Trabalho de Conclusão (Graduação em Psicologia) - Universidade La Salle, Canoas, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3400. Acesso em: 16 mar. 2023.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo verificar a efetividade do treinamento de habilidades em DBT para o transtorno de personalidade borderline (TPB). Para isso, foi realizada uma revisão sistemática utilizando a combinação dos descritores “dbt skills training” AND “borderline personality disorder” AND “Effectiveness” e seus respectivos em português, nas bases de dados PubMed, Bvs e Scielo. Dos 50 artigos encontrados nas bases consultadas, 7 artigos foram selecionados após a análise completa. Os resultados apresentados nos estudos sugerem que o treinamento de habilidades em DBT traz impactos positivos para pacientes com TPB, como a redução de sintomas, menor dificuldade de regulação emocional, diminuição de ansiedade, 2 sintomas de depressão, diminuição da polifarmácia, entre outros benefícios. Conclui-se que o treinamento de habilidades em DBT pode ser parte de um modelo escalonado para pacientes com TPB em menor risco, uma alternativa atraente para ambientes de saúde mental comunitários com poucos recursos, que não conseguem oferecer a DBT standart. Um maior número de ensaios clínicos randomizados ainda são necessários para determinar a eficácia científica do treinamento de habilidades DBT nacionalmente e internacionalmente.
Orientador(es): Sbicigo, Juliana Burges
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Graduação (Psicologia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAMILA DA SILVA GONÇALVES.pdfOpen Access173,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.