Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3395
Autor(es): Silva, Roselaine
Título: Revisão integrativa de literatura sobre envelhecimento, depressão e qualidade de vida do idoso (2012-2022)
Palavras-chave: Idoso;Depressão;Psicologia;Qualidade de vida
Data do documento: 2022
Editor: Universidade La Salle
Citação: SILVA, R. Revisão integrativa de literatura sobre envelhecimento, depressão e qualidade de vida do idoso (2012-2022). 2022. 29 f. (Trabalho de Conclusão) - Universidade La Salle, Canoas, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3395. Acesso em: 16 mar. 2023.
Resumo: Estudos apontam que a população idosa no mundo tem aumentado significativamente, e ter uma vida com qualidade tornou-se um grande desafio. Este estudo tem como objetivo analisar os impactos da depressão sobre a qualidade de vida do idoso por meio de uma revisão integrativa de literatura no período de 2012 a 2022. Para alcançar tais objetivos, pesquisou-se nas bases de dados SciELO (Scientific Electronic Library Online), LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) e BVS (Biblioteca Virtual em Saúde) os descritores “idosas” and “depressão” and “qualidade de vida”, bem como critérios de inclusão e exclusão especificados na seção metodológica. Os resultados das análises apontaram que carências e déficits nos campos físico, psicológico, social e ambiental podem se constituir fatores desencadeadores da depressão e consequentemente impactar negativamente na qualidade de vida dos idosos. Nesse sentido, os estudos aqui abordados destacaram uma série de fatores que podem estar relacionados ao surgimento da depressão no idoso. Entre os principais achados dos estudos para o surgimento da depressão estão idosos institucionalizados, idosos do sexo feminino, idosos sem prática de atividades física ou dependente e idosos com pouca ou nenhuma interação social, os quais impactam negativamente na qualidade de vida. Já os fatores de baixa escolaridade e baixa renda, apresentaram-se contraditórios em relação à qualidade de vida.
Orientador(es): Borges, Maria de Lourdes
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Graduação (Psicologia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROSELAINE DA SILVA_TCC.pdf
  Restricted Access
Restricted Access310,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.