Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3391
Autor(es): Muterle, Gislaine
Título: Saúde mental da população transgênero: o câncer de mama e seus desdobramentos
Palavras-chave: Identidade de gênero;Serviços de saúde;Saúde mental;Direitos LGBT
Data do documento: 2022
Editor: Universidade La Salle
Citação: MUTERLE, G. Saúde mental da população transgênero: o câncer de mama e seus desdobramentos. 2022. 17 f. Trabalho de Conclusão (Graduação em Psicologia) Universidade La Salle, Canoas, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3391. Acesso em: 16 mar. 2023.
Resumo: Os transexuais e transgêneros também são diagnosticados com câncer de mama. A identidade de gênero envolve a identificação com os papéis de gênero construídos através da cultura. Para os TG, a relação com o seio se conecta ao sentimento de pertencimento ao próprio corpo e de aceitação ou não da sua existência, da sua identidade A “transição social” de masculino/feminino ou de feminino/masculino pode envolver cirurgias de redesignação sexual e o uso de hormônios para aquisição de características sexuais secundárias, ligadas às formas feminino e masculino, entre elas, os seios. Os indivíduos LGBT sofrem diversos tipos de violências físicas e psicológicas. Infelizmente, as formas de tratamento discriminatórias também acontecem nos serviços de saúde e agravam suas vulnerabilidades. O objetivo desta pesquisa foi refletir sobre os possíveis desdobramentos da relação entre o câncer de mama e saúde mental das pessoas transgênero. Foi realizada uma revisão integrativa da literatura. Foram realizadas buscas nas bases de dados BVS, Portal de Periódicos da CAPES e EBSCO entre os anos de 2013 e 2022. Cinco artigos publicados entre os anos de 2015 e 2022 foram selecionados e analisados. Apenas um estudo selecionado foi realizado no Brasil.
Orientador(es): Freitas, Simone van der Halen
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Graduação (Psicologia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gislaine Muterle_TCC.pdfOpen Access167,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.