Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3390
Autor(es): Teixeira, Gabriela Furtado
Título: Saúde mental na pandemia: um olhar sobre os planos de promoção na rede pública de um município da região metropolitana de Porto Alegre/RS
Palavras-chave: CAPs;COVID-19;Políticas públicas;Psicologia;Saúde mental
Data do documento: 2022
Editor: Universidade La Salle
Citação: TEIXEIRA, G. F. Saúde mental na pandemia: um olhar sobre os planos de promoção na rede pública de um município da região metropolitana de Porto Alegre/RS. 2022. 26 f. Trabalho de Conclusão (Graduação em Psicologia) - Universidade La Salle, Canoas, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3390. Acesso em: 16 mar. 2023.
Resumo: Tendo em mente o atual contexto mundial de pandemia por COVID-19 e o impacto causado por tal realidade na saúde mental da população, este estudo qualitativo visou investigar os planos de saúde mental colocados em prática no período pandêmico (2020/2021) na rede pública de um município da região metropolitana de Porto Alegre/RS. Metodologicamente, trata-se de um estudo qualitativo com o uso de entrevistas semiestruturadas. Os participantes da amostra foram profissionais da rede pública de saúde mental do município, da equipe do CAPS AD. Os resultados obtidos foram analisados de acordo com a Análise de Conteúdo (Bardin, 2002). Os resultados apontam a ausência ou ineficiência nos planos de promoção à saúde mental e nas políticas de atendimento aos usuários, colocados em prática no período pandêmico (2020/2021) na rede pública do município. É perceptível que planos para os profissionais existem, porém, não são oriundos de políticas estabelecidas pelo governo, mas fruto de um esforço da própria coordenação da equipe, que promove interações entre os trabalhadores, debates e estudos. Nessa assertiva, vários profissionais admitem que esses planos visam ao melhor desempenho da equipe e não ao cuidado com sua saúde. Além disso, alguns profissionais declararam que não têm disponibilidade para participar nos horários ofertados e alguns ainda demonstram sentir falta de atenção com a própria saúde.
Orientador(es): Silva, Denise Regina Quaresma da
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Graduação (Psicologia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gabriela Furtado Teixeira_Artigo TCC.pdfOpen Access287,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.