Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3388
Autor(es): Oliveira, Bruna Stasiaki de
Título: Os impactos psicológicos do diagnóstico do Transtorno Do Espectro Autista (TEA) nos pais e/ou responsáveis
Palavras-chave: Transtorno Do Espectro Autista (TEA);Diagnóstico
Data do documento: 2022
Editor: Universidade La Salle
Citação: OLIVEIRA, B. S. Os impactos psicológicos do diagnóstico do Transtorno Do Espectro Autista (TEA) nos pais e/ou responsáveis. 2022. 35 f. Trabalho de Conclusão (Graduação em Psicologia) - Universidade La Salle, Canoas, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3388. Acesso em: 16 mar. 2023.
Resumo: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por prejuízos na interação social, habilidades de comunicação verbal e não verbal, comportamentos estereotipados e interesses restritos, que geralmente se apresentam antes dos três anos de idade. O presente trabalho é caracterizado por uma pesquisa de campo, não experimental, com abordagem qualitativa de natureza exploratória e explicativa. Realizada por meio de um questionário online, na plataforma google formulário, divulgado nas redes sociais durante o mês de maio de 2022. O estudo teve como objetivo compreender e investigar de que forma o diagnóstico do TEA afeta os pais e/ ou responsáveis pelos indivíduos com TEA no âmbito psicológico. Participaram da amostra da pesquisa trinta e dois pais e/ ou responsáveis por pessoas com TEA. Analisou-se as respostas por meio da análise de conteúdo, sendo observado que as famílias são afetadas de diversas maneiras, tanto logo após o recebimento do diagnóstico, quanto posteriormente. Os dados foram organizados levando em consideração, os âmbitos sociais, profissionais, mudanças de rotina e relações familiares, que afetam psicologicamente os envolvidos. Assim, esta pesquisa pode contribuir para ações que visam mudanças no âmbito do processo de recebimento do diagnóstico até posteriormente a ele, deste modo garantindo a redução dos impactos que já são inerentes à notícia do diagnóstico.
Orientador(es): Freitas, Simone Simone Van Der Halen
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Graduação (Psicologia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRUNA STASIAKI DE OLIVEIRA - TCC.pdfOpen Access600,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.