Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/3270
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Trezzi, Clóvis | - |
dc.contributor.author | Pauly, Evaldo Luis | - |
dc.contributor.author | Tagliavini, João Virgílio | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-12T18:58:02Z | - |
dc.date.available | 2022-09-12T18:58:02Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | TREZZI, C.; PAULY, E. L.; TAGLIAVINI, J. V. “A gente quer inteiro e não pela metade”: Paradigmas estéticos para a educação pública brasileira. Educação, v. 45, n. 1, p. e34535, 2022. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/faced/article/view/34535. Acesso em: 12 set. 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/3270 | - |
dc.description.abstract | Este estudo, de caráter bibliográfico e documental, tem por objetivo fazer uma relação entre a pedagogia de João Batista La Salle (1651-1719), desenvolvida entre os séculos XVII e XVIII, e a educação brasileira do século XXI na perspectiva da ética de inclusão. Discute-se a contribuição do modelo pedagógico da Escola Cristã, nome dado por La Salle às suas escolas, para a educação brasileira contemporânea. O principal texto de referência para esta pesquisa é o Guia das Escolas Cristãs, obra pedagógica de La Salle. A partir dele, são analisados relatórios que mostram a realidade educacional do Brasil na última década. Realizando uma crítica às políticas educacionais brasileiras, busca-se uma saída para garantir o real e integral direito à educação de qualidade, preconizado pela legislação brasileira. Conclui-se que esta saída passa pela compreensão, já existente de maneira intuitiva na pedagogia de La Salle, de que universalizar o acesso à educação é mais do que apenas oferecer vagas para todos nas escolas, mas garantir uma escola na qual todos os elementos que a compõem estejam em íntima relação com o ser humano que nela está. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Escola de Humanidades da PUCRS | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en_US |
dc.subject | Experiência estética | pt_BR |
dc.subject | La Salle | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Exclusão | pt_BR |
dc.subject | Universalização da educação | pt_BR |
dc.title | “A gente quer inteiro e não pela metade”: Paradigmas estéticos para a educação pública brasileira. | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (História) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ctrezzi.pdf | Open Access | 336,15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.