Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3257
Autor(es): Teixeira, Ione Maria Franco
Título: O “jogo da vida” como um espaço lúdico para compartilhar história e memórias: contribuições para os processos de formação continuada de tutores na Unilasalle
Palavras-chave: Educação Lassalista;Cultura;Memória;Formação continuada
Data do documento: 2021
Editor: Universidade La Salle
Citação: TEIXEIRA, I. M. F. O “jogo da vida” como um espaço lúdico para compartilhar história e memórias: contribuições para os processos de formação continuada de tutores na Unilasalle. Dissertação (mestrado em Memória Social e Bens Culturais) - Universidade La Salle, Canoas, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3257. Acesso em: 23 fev. 2023.
Resumo: A Universidade La Salle se configura como uma instituição que tem sua origem na tradição de mais de 300 anos educando seus alunos para a vida. Tendo em vista esse contexto, esta pesquisa tem como objetivo geral discutir o perfil da tutoria EaD, a fim de que esse perfil dialogue com os princípios e valores lassalistas e com as diretrizes educativas da Unilasalle, culminando em uma nova forma de aprender por meio da modalidade a distância. No que diz respeito à metodologia, foi realizada uma abordagem bibliográfica para compreender a história de La Salle e o universo da sua perspectiva de educação, que reverbera até os dias de hoje nas instituições lassalistas. Além disso, foram realizadas interações, via formulários Google, com os tutores EaD do polo da cidade de Canoas/RS para saber seu contexto de atuação. A partir disso, foi projetada uma formação continuada com os professores, tutores EaD, a partir da proposição de um produto lúdico pensado para esse fim, chamado “Jogo da Vida”. Esse produto recebeu contribuições de três educadores com perfis distintos, para avaliar diferentes dimensões do jogo. Com essa proposta, espera-se, por meio da ludicidade, contribuir para uma formação que leve a uma reflexão sobre como os valores lassalistas podem fazer parte das práticas dos tutores/educadores. Com a implementação do Jogo, há a possibilidade de chamar a atenção para questões que dialogam com a educação de modo geral, a fim de que seja delineada uma nova caminhada para que seja possível remodelar e realizar a atualização necessária para as práticas educativas.
Orientador(es): Manga, Patrícia Kayser Vargas
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMSBC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
imfteixeira.pdfOpen Access2,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.